BIOGRAFIA RICARDO FONTOURA - APRESENTAÇÃO

Ricardo Fontoura de Siqueira foi um homem conectado com as maravilhas e os dissabores do seu tempo. Viveu intensas alegrias e experimentou a dor. Nas alegrias não se deslumbrou achando que era invencível. Na dor, não se entregou, achando que não poderia vencer. Ricardo soube, como poucos, compreender a vida e seus aspectos, suas fases, seus roteiros nem sempre coerentes.

De uma família de políticos vitoriosos, Ricardo decidiu que não seria um homem público. Seria um homem do setor privado. Por esse meio alcançaria o coração das pessoas. E alcançou. Poderia ter sido prefeito de Goianésia ou deputado estadual, por exemplo. Seu trabalho nos bastidores, porém, ajudar a eleger bons nomes e os ajudou com ideias, a exercer a atividade pública. Ricardo sempre teve imenso senso de coletividade. Estava por dentro do que acontecia na cidade, no Estado, no país, no mundo. Ajudou muitas pessoas a realizar sonhos. Principalmente por meio da educação, que era algo que ele acreditava sem reservas.

Mesmo sendo filho de governador, Ricardo nunca deu carteirada. Sequer mencionava o fato a amigos. Alguns deles nem ficaram sabendo, aliás. Não acreditava no privilégio. Acreditava, sempre acreditou, no trabalho honesto, digno. E assim criou seus quatro filhos. Sob esses valores.

Ricardo viveu uma verdadeira história de amor, daquelas que são narradas em filmes. Mas inteiramente baseada em fatos reais. Viveu com Myrinha um amor que foi testado de muitas formas. E que triunfou sobre cada dificuldade e ficou cada dia maior, mais forte, mais inquebrável.

Ricardo conviveu, lutou e venceu por mais de duas décadas a esclerose múltipla. Não se entregou em nenhum momento. Rodou o mundo atrás de tratamentos revolucionários. Colecionou fracassos nesse campo. Algumas vitórias. Mas não desistir foi sua grande vitória. Prolongou a vida e a teve com boa qualidade, fazendo todas as coisas que gostava.

Como empresário, Ricardo esteve à frente do seu tempo. Ergueu sólidas empresas. Ajudou a expandir os negócios do grupo familiar. E criou modelos de negócios que se mostraram eficazes e, principalmente, criou uma ética de trabalho e uma escola de formação de líderes que é modelo para Goiás.

Acima de tudo, Ricardo foi um homem simples. Com humildade sincera. Tratava as pessoas como gostava de ser tratado: com justiça e dignidade. Ricardo era apaixonado em conhecer o mundo, em viajar. Não permitiu que qualquer limitação tirasse dele esse prazer. Não inventou desculpas. Simplesmente, achava um jeito e fazia acontecer. Tinha urgência em viver e viver bem. Não admitia que fosse de outra forma.

Eis o homem e sua história: um cidadão que se manteve fiel às suas crenças até o fim. Ele soube como ninguém acreditar que viver bem era apenas uma decisão pessoal. E ele decidiu que sua vida seria extraordinária. Tão extraordinária que parecia ser a mais simples das formas que um homem poderia viver.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 01/07/2022
Código do texto: T7550006
Classificação de conteúdo: seguro