Educar com sabor

Existem várias coisas que me impulsionam a continuar vivendo. Uma delas é o imenso carinho que meus alunos têm por mim. O amor, o carinho, o respeito, a dedicação, a simpatia, tudo isso representa o que há de mais belo na minha existência terrena. Tenho plena convicção de que não há algo mais sublime em minha vida

Hoje eu recebi uma cartinha de uma aluna chamada Thalya. Ela dizia que eu era diferente de todas as professoras que ela já tinha conhecido, e que quando crescesse queria ser igual a mim. Ai, ai...eu fiquei nas nuvens quando li, ali mesmo na sala de aula, aquelas amáveis palavras.

Não quero me exaltar, de forma alguma, só quero frisar a fidelidade recíproca entre meus alunos e eu e dizer, altissonante, que só se educa mesmo quando se conquista, não quando se impõe. Impor é ditar regras e nossos alunos não são soldados marchando mecanicamente no caminho para o saber, são pessoas ativas, construtoras de conhecimento, cidadãos e cidadãs do mundo que carecem, como todo mundo, de uma dose de carinho, de um combustível chamado AMOR, para conhecerem e saborearem o saber pleno, o doce sabor do saber, construído entre quatro paredes, mas com repercussão para suas vidas e para a sociedade.

Educar com sabor: eis a mágica do saber.

Pensemos nisso!

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 26/06/2008
Reeditado em 10/01/2014
Código do texto: T1052949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.