DESABAFO DE UM DESEMPREGADO

DESABAFO DE UM DESEMPREGADO

Sexta feira, 13 de fevereiro de 2009.

Quando era criança, gostava da sexta feira 13...saia às ruas à procura de alguns centavos...Encontrando-os caído no asfalto, julgava eu ser um dia de sorte para mim...

Partia para o fim a noite do dia 12...Chegou a madrugada do dia 13...Chuvosa e fria como as pessoas que passavam por mim na empresa. Ao entrar na sala, alguns colegas do turno anterior me cumprimentaram calados, como se soubessem já o que estava a me acontecer...Era retorno da minha folga...

Sai para fazer algumas anotações de rotina, sendo que, após repassa-los ao setor responsável pelo consumo de energia, seguiria para meu já agendado exame clinico de rotina. Ao entrar na sala do meu supervisor e efetuar o referido telefonema, disse a este que estava indo para o centro medico.

Fui convidado a sentar-se numa cadeira e ouvir a triste noticia: “Infelizmente você está desligado do quadro de funcionários... É a crise!” Isso entristeceu profunda mente o mais intimo interior do meu espírito, como fosse uma navalha afiada a transpassar o coração.

Quando estudante adolescente tinha parentes que trabalhavam nessa empresa. Era meu sonho fazer parte do quadro de funcionários. Estudei uma profissão...Trabalhei por 10 anos em contratadas dessa empresa...Ate que alguém gostou do meu trabalho e me indicou à mesma.Foram 13 anos de dedicação e amor à camisa... 23, se somados aos 10 das contratadas.

Ironicamente, numa sexta feira 13, acabei sendo demitido...”É por motivo de crise!”, voltavam a me repetir...Mas sei qual o real motivo...A crise foi apenas uma forma para

Amenizar aquilo que chamo de punição sumaria ao profissional competente que não engole injustiças...E que acabou vitima de mais uma.

Sempre fui um cidadão de caráter...De opinião formada...e que sempre se manifestou diante de situações que se julgavam incorretas por parte de outras pessoas...Nunca fui um funcionário político (aquele que aceita tudo como se fosse cordeirinho)...Muito menos de duas caras (aquele que se passa por cordeirinho diante dos superiores e é um verdadeiro carrasco por detrás)...se a colocação estiver trocada, me perdoem...As lagrimas e a mente dolorida por incessantes pensamentos, não me permite melhor raciocínio.

Ma s prosseguindo...Assim, me arrancaram metas, objetivos, desejos e sonhos que cultivava dentro do meu peito e para os quais trabalhava afinco, dia a dia ( ou melhor: noite a noite), suportando sono, fadiga e pressões, chegando a ter ficado certa vez mais de 80 horas sem dormir, dosando o tempo entre os afazeres do labor e da graduação superior, que à custa da inveja de alguns, mas muito mais da força de Deus, consegui concluir finalmente.

Embutido, em minha dor e tristeza, sou grato aos que souberam me entender e, mesmo não me apoiando, não me impuseram barreiras nessa minha caminhada. Aos que só sentiram inveja e me trataram com desdém, que Deus tenha piedade de suas almas, pois esses não passam de pobres perdedores, que se acham no direito de atrapalhar aos que lutam com amor, dedicação e força de vontade...Desejo a estes sucessos, se possuírem pelo menos um milímetro de humildade dentro de seus corações endurecidos e cheios de maldade. Infelizmente, aprendi um pouco tarde, que dentro de ambientes de trabalho não temos amigos, temos simples colegas, que ao se sentirem ameaçados pelo sucesso de outros, não pouparão esforços em prejudica-los.

Acima de tudo, sou grato a meu Deus, ao qual jamais deixarei de louvar e jamais abandonarei, pois se conquistas eu tive ate aqui, foi muito graças a Ele.

Com o coração em lagrimas,

Mais um desempregado.

GILSON G SANTOS
Enviado por GILSON G SANTOS em 13/02/2009
Código do texto: T1437903
Classificação de conteúdo: seguro