A carta que escrevi

Bom, poderia responder seu e-mail de inúmeras formas. Poderia fazer um texto formal, sarcástico e seco, assim como meu humor hoje. Mas acabaria por não responder com a verdade e apenas com raiva, ou ressentimento, o que não é válido. Poderia então pedir desculpas, como costumo fazer às vezes, dizer que a culpa realmente foi minha e, pá, mas hoje não estou com cabeça pra ser 'engole sapo'. Eu poderia, também, nem responder esse e-mail, deixando clara a minha não-vontade de discutir, mas aí poderia deixar a entender que abandonei o 'caso', correto?

Foi por isso que resolvi responder esse e-mail da forma mais 'eu' de ser, traduzindo, vou escrever, fazer minha poesia sentimental. Simplesmente, te escrever uma carta.

Sabe, nunca parei pra ver esse lado de que 'deixo as pessoas correrem atrás da minha amizade'. Juro mesmo. Talvez uma vez um amigo tenha me dito isso, mas não dei a devida atenção. Ultimamente ando pensando em que tipo de pessoa sou. Meus pais me descreveriam como responsável, um pouco estranha e muito acomodada. Isso é fato, sou de tudo um pouco. Meus irmãos poderiam me descrever como a queridinha da mamãe e do papai, às vezes posso chegar a concordar. Alguns amigos poderiam dizer que faço de tudo para deixar alguém feliz, é, às vezes acontece. Alguns conhecidos poderia dizer que sou chata, inadequada e inconveniente, o que de fato sou em determinadas ocasiões. Alguns outros poderiam me chamar de manipuladora, calculista, mentirosa e dona da razão, o que também não nego ser. Agora, poderia dizer que há pessoas também que entendem de mim como uma pessoa que tenta se fazer valorizada, que faz chantagem emocional pra conseguir as coisas. Pode ser que eu faça isso também. Não que eu conheça tudo, que eu possua todas as sabedorias do mundo, não que eu tenha uma mente aberta, que crio minhas teorias, que vivo fora de órbita em algumas situações, mas todas essas qualidades e defeitos que tenho são meramente o que um humano teria. Sou de um jeito, assim como você é de outro, assim como Confúcio é de outro, da mesma forma q Joana D'arc foi de outra forma.

Correr atrás de alguém... Isso poderia demonstrar que possuo algum valor, né? Não se corre atrás de nada nulo, de nada sem importância.

Disse que se humilhou para se desculpar comigo. De fato, fora? Até onde eu saiba, pedir desculpas não é se humilhar. Não pra mim, mas enxergamos a vida de várias formas, de vários ângulos, pode ser que pra você tenha um valor mais significativo, a ponto de se tornar afronta.

Bom, eu teria o direito de ficar com raiva do que eu quisesse, não é assim que funciona a lei da liberdade pessoal? Agora é certo que você poderia também se incomodar por isso, como acabou de me dizer. Mas é nesse ponto que eu destaco três de meus defeitos: teimosia, cabeça dura e orgulho.

Sim, eu já disse que quero conhecer meus defeitos pra anulá-los, mas você bem sabe que alguns defeitos são feitos pra fazerem parte da personalidade de alguém. É como uma marca de nascença. Pode-se esconder, não eliminar. Bom, pode ser que, quando eu tiver dinheiro, eu faça uma plástica.

Sou um ser sem paciência? Paciência, uma virtude que nascemos sem e que adquirimos ao longo do tempo.

Mas, “A paciência é mesmo uma virtude: é a capacidade de aceitarmos que nem tudo pode ser da forma como desejamos ou gostaríamos que acontecesse; é a capacidade de suportarmos determinadas situações ruins esperando/buscando o melhor depois. É também a capacidade de entender que todas as pessoas são diferentes entre si e que nem sempre elas nos entendem, desejam ou agem da forma como queríamos que elas agissem!”, serei apenas eu a impaciente da história?

Nossa amizade era tão assídua que acaba assim? Com um simples: "Não vou mais tentar manter essa amizade não"?

Talvez eu tenha sido uma página inútil num livro de contos melhores. Tanto que, tal página pode ser arrancada que não atrapalha o resto da história. Não se preocupe, não é chantagem emocional, é literatura.

Se você continuar a guardar seus sentimentos, morrerá sem que ninguém veja sua essência, morrerá oculta, sem que ninguém entenda sua alma.

Fale! Fale pra valer! Fale mais do que devia, fale mais que o esperado! Não se cale, não se guarde, exponha-se. Quebre a cara! Remende-a! Viva!

Do que vale a vida sem riscos? Do que vale a vida sem amor? Sem amigos? Sem envolver e resvalar?

Certo está que pretendemos ganhar, mas nós perdemos também, nos perdemos. Então perca com vontade! Perca com as pessoas certas, com as pessoas erradas. Perca e no meio da perca haverá ganhado, nem que seja um verdadeiro amigo. Se a amizade é verdadeiramente forte, se é realmente real, ela vai suportar qualquer coisa que aconteça. Uma vez um mestre da faculdade disse "Não sabemos valorizar os amigos. Quando um amigo faz uma coisa errada, se julga toda amizade, já logo se diz que a amizade acabou que não há como continuar sendo amigo de uma pessoa que errou. Mas nunca se lembram do que este amigo fez antes, todas as coisas boas que essa pessoa fez na nossa vida, de todas as vezes que ele lhe deu o ombro pra você se aliviar, quantas vezes te ajudou a ir à frente e principalmente, quantas vezes te fez sorrir. O erro pesa muito mais que todos os acertos." Eu nunca havia parado pra pensar nisso e de fato, ele estava certo. Para mim, na minha vida, todas as pessoas merecem uma 2ª chance quando erram; já os amigos, amigos de verdade, aqueles pelos quais você se arriscaria, estes merecem sempre uma nova chance, seja a 2ª, a 3ª a 9ª vez que errou. Porque todos nos erramos e são os amigos que nos ajudam a concertar esses erros, mas se formos descartando nossos amigos, quem no fim vai restar?

Todas as pessoas são temporárias nas nossas vidas, todas, sem exceção. Até mesmo nossos pais. Todas as pessoas têm uma validade programada pela mão de Deus. Você não conhece uma pessoa desde o dia do seu nascimento até o dia da sua morte, a não ser você mesmo.

Não tenho a pretensão que todos gostem de mim, não mesmo. Eu nem preciso mandar a frase manjada e já gasta que diz que "Nem Jesus agradou a todos", porque você já a conhece.

Por mim, teria sempre um sorriso no rosto. Porque um sorriso atrai o outro. Um carinho atrai delicadeza, afeto atrai felicidade. Mas eu não posso sorrir sempre, porque tenho problemas que acabam escurecendo minha mente e, por vezes, acabam escurecendo minha alma.

“Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho... Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é meu sentimento... E não brinque com ele. E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo."

É difícil fazer alguém feliz, difícil dizer eu te amo, valorizar um amor, agradecer pelo dia de hoje, enxergar o que a vida traz de bom, se convencer de que se é feliz, fazer alguém sorrir, colocar-se no lugar de alguém. Mas é tão fácil fazer alguém triste, assim como é fácil não dizer nada quando se ouve uma declaração, como perder um amor para sempre, como é simples viver mais um dia, como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua, como é fácil achar que sempre falta algo, assim como é fácil fazer alguém chorar e ainda mais fácil olhar para o próprio umbigo.

Tão difícil é pedir perdão, como ser perdoado; se alguém errou, perdoa-o, se merecer. Se é difícil de perdoar, imagina como foi difícil de se arrepender. Se quer dizer algo, diga. É difícil se abrir, né? Mas é triste quando não tem ninguém pra te escutar. Se alguém quer reclamar, ouça. Pode ser difícil ouvir certas coisas, mas às vezes, é difícil ouvir o que você tem a falar. Se alguém te ama, ame-o, porque é difícil entregar-se, mas quem disse que é fácil ser feliz? Nem tudo é fácil na vida... Mas muitas coisas difíceis podem se transformar e ajudar a facilitar nossas relações

São pensamentos de Cecília Meireles, que me acompanhou durante minha infância, me deixou na adolescência, mas nunca saiu do meu coração.

O que eu quero dizer tanto falando apenas de mim? Não sei ao certo, mas de quem mais posso falar agora se é só a mim que conheço, só a mim entendo...

Quer se desfazer de mim? Você tem todo esse direito. Quer saber se nossa amizade é frutífera? Julgue-a! Mudou algo em você? Acrescentou algo em sua vida? Acrescentaria se continuasse? Há mais lágrimas que sorrisos? Há decepção por demais? Há arrependimento de alguma maneira? Assim poderá saber se vale tanto correr atrás, ou se foi apenas um amigo passageiro.

Pessoas passam por nossas vidas, algumas ficam marcadas a ferro e fogo, outras apenas causam uma pequena cicatriz que um dia desaparece, como tem aquelas que apenas passam e nada deixam, apenas o passageiro cheiro dos seus perfumes.

Você? Você me deixou uma profunda cicatriz, que ainda sangra de tão recente. Pode ser que há de curar de repente, ou lentamente, mas não sangrará eternamente. Cicatrizes não são coisas ruins, são marcas que ficam para gente nunca se esquecer do que as causou. Sinto orgulho das minhas cicatrizes, em cada uma delas há um nome marcado, em cada uma delas há uma história pra se recordar.

Minha carta é comprida, pode chegar a ser cansativa, mas está repleta de sentimentos. Sentimento os quais nunca sairiam da minha boca, mas deslizam pelos meus dedos feito água de chuva, saem da minha mente feito vento de tempestade e caem sobre esta página como grandes gotas de uma borrasca. Tipo essa, que começou a cair agora...

Que seja esta carta nosso elo, ou seja esta nosso aceno de adeus. Não menti quanto aos meus sentimentos, mesmo que em seu imo não possa ter sido verdadeiro, mas no meu peito foram.

Meus erros? Claro, concertá-los-ei na medida do possível. Mas meus defeitos, estes posso apenas amenizá-los...

Viajante Ls
Enviado por Viajante Ls em 22/02/2009
Reeditado em 04/11/2009
Código do texto: T1452658
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.