Carta para Tamar (6)

Lavras, o2 de março de 2009-


          Olá, Tamar. 
          Bem, acho que profissionalmente o ano começou hoje para mim. Depois de praticamente sem muita coisa para fazer hoje trabalhei de uma forma alucinada. Só agora estou conseguindo abrir o PC para ler meus e-mails, meus amigos no Recanto e os comentários. Mas primeiro quero responder sua carta.
 
         Estou com sua carta aqui do lado, relendo-a. E o envelope feito por você. Cada vez a sua Arte Postal me encanta mais. Qualquer dia desses escrevo manuscritamente e coloco no Correio como todas as pessoas normais. Também estou sem impressora conectada no meu notebook . Tenho que salvar tudo no pen drive e levar para outro computador o que me dá uma preguiça danada. 

          Quanto mais à vida fica fácil mais eu tenho saudade dos tempos difíceis. Vou tentar ler alguma coisa sobre a Arte Postal. Não sabia que na net eu encontraria sites e blogs sobre o assunto. Nem sabia que havia um fundador para este tipo de arte. Sinceramente pensei que fosse criação sua. Mais interessada ainda fiquei quando li a sua informação sobre o papel da Arte Postal como instrumento de denúncia social e política. Olha, vou ser franca: eu não troco os seus trabalhos por nenhum desses grandões praticantes dessa arte, que você citou: Van Gogh, Maiakosvisky, Marcel Duchamp e outros menos votados. Fico com as suas porque foram feitas especialmente para mim.
 
        Está muito difícil ser um educador hoje em dia. O que aconteceu com sua filha se repete em todos os lugares: professores com medo dos alunos e de seus pais. Tenho uma amiga que dirigia uma escola em Recife e sofria todo o tipo de pressão. Ainda bem que conseguiu se aposentar antes que entrasse em profunda depressão.
 
          Que bom ter tomado facilmente uma decisão sobre o curso escolhido. Pelo que conheço de você sei que escolheu certo. Desejo sucesso. Tal como você meu período de querer viver em uma grande cidade passou. Não quero mais sair daqui. Tenho um pequeno apartamento em BH onde sonhei viver, mas hoje vou a BH e nem mesmo vou visitar o lugar que sonhei um dia ser o meu lar.
 
         Falando de família, passei alguns dias em Campinas, mais exatamente em Barão Geraldo. Fui com outras pessoas da família acompanhar os eventos que marcaram o encerramento de curso da minha sobrinha Fabiana. Agora essa menina linda, de vinte e dois anos já é uma bióloga. Uma cientista. Prepara-se para fazer o mestrado e já está trabalhando em pesquisas sobre combustíveis. A tiazona aqui é um orgulho só.
 
          Concordo com você, o Lula tem feito coisas boas. Mas senti uma grande decepção com o seu governo e o apoio que dá a corrupção. Digo isto porque acredito que aquele que varre o pó para debaixo do tapete sabe que ele está lá. É impossível ignorar o que está acontecendo e não fazer nada. É uma pena porque apoio seus programas. 

          Ter um blog realmente é muito bom. Acho até que é um instrumento de catarse. Quem tem blog pode dispensar o terapeuta. Não tenho visto seus blogs por estes dias, tenho vindo pouco ao computador. Outras atividades têm tomado o meu tempo. Resolvi, por exemplo, voltar a estudar inglês.
 
         Gostei e compreendi o poema de Lao Tsu que me enviou. Tenho certeza que você esconde uma jóia em seu interior.

Com carinho,
               Merô