UM E-MAIL PARA SANTO ANTONIO
 
antoniodelisboa@oi.com.br

 
Assunto:diversos


Meu querido Tonho,

,te mando essas mal-traçadas no teu dia,pois,antiguidade é posto e,ainda não saíste da moda como outros santos menos votados.
Ainda resolves assuntos do coração ,ainda casas moçoilas em flor,ainda achas coisas perdidas,embora seja tão difícil encontrar esperanças e desejos.
Sei como te esforças para atender a todos e fazer as pessoas certas se encontrarem; tantas laranjas com as metades trocadas,meu santo.! Haja trabalho.! Mas,prá quem já realizou tantos prodígios,isso é fichinha. Hoje,as agencias matrimoniais estão tomando teu lugar,a internet junta pessoas(e as afasta,também),enfim,o mundo está ficando pequeno e os santos milagreiros,,sem trabalho,estão de quarentena,mesmo sem querer.

Antigamente,lembras como teu dia era festejado?Os portugueses,teus patrícios,eram os donos de quase todo o comercio,então,não havia loja,venda,padaria,quioque ,hotel,onde não fosses solenementecelebrado..
O dia 13 de junho era muito rentável para músicos,fogueteiros,padres,comerciantes de bugingangas.

Pagava-se muito por uma missa cantada,até os canguinhas metiam a mão no bolso,sem resmungar.e,tome-lhe incenso e tome-lhe bendito.
“subi precioso incenso
Até o trono do altíssimo,
Incensai glorioso Antonio
Com perfume suavissimo...
Lembra quando te roubavam o filho? Hoje,mandar um e-mail para o namorado zangado é mais giro,como se diz em Lisboa.se calhar,o gajo responde..
Aqui,na Bahia chegaste a ser,e ainda és,capitão do Exercito Brasileiro,pelos bons serviços prestados na luta contra os holandeses;até uma torre da tua igreja foi derrubada por um tiro de canhão;mas,vencemos e os hereges não tomaram conta da Bahia.
Nos ainda te amamos,e,muito.até os que te devem promessas e não te pagam;até os que não te festejam mais;é que a vida de hoje é tão corrida,tão complicada,as pessoas só se preocupam consigo mesmo,poucas moças querem casar,preferem “ficar”,os perdidos são achados por detetives e policiais,mas,mesmo assim meu Santo,não deixamos de te reverenciar e festejar.como santo bondoso e compreensivo que és.

Sabes melhor que eu que dentre os muitos que pedem,são bem pouco os que agradecem.beijoooooos
                           da tua devota,

 
Miriam
 
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 13/06/2009
Código do texto: T1646638
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.