PENSAR O MODELO IDEAL (?!)

CARTA ABERTA:

Existiria um modelo ideal ao conjunto da sociedade?

Sendo possível, porque (ainda) não foi construído?

O que seria necessário à construção de algo comum a todos?

Muito embora, algumas sociedades tenham alcançado um significativo grau de desenvolvimento – especialmente, científico e tecnológico, desconhecemos alguma civilização (na terra) que tenha alcançado, um grau de satisfação permanente... O que nos leva a crer a inexistência de um modelo ideal ao conjunto da sociedade mundial...

Temos tão grandes desafios por superar que, não poderíamos dizer que estamos no rumo certo... Existem ao mesmo tempo, dois mundos antagônicos:

O primeiro, composto por menor densidade demográfica, os muito ricos, em termos materiais;

O segundo, composto, pela maioria demográfica, os muito pobres...

Os muito ricos possuem um poder aquisitivo elevado, podendo se dar ao luxo de acender um cigarro com uma nota de cem dólares;

Os muito pobres percorrem grandes distâncias a pé, por falta de um trocado pra pagar algum transporte coletivo, superlotado.

Num universo assim, como pensar um modelo ideal ao conjunto da sociedade, como um todo; se não haveria um ponto pacífico sobre a questão dos excessivamente ricos, faturarem um lucro menor, em cima dos excessivamente pobres???

Certamente, existe o modelo ideal ao conjunto da sociedade (como um todo); Contudo, se faria necessário que os excessivamente ricos, aceitassem repassar (voluntariamente), uma parte do lucro acumulado aos excessivamente pobres...

Não estamos falando sobre compaixão; mas, sobre o entendimento que, quando CRISTO morreu na cruz do Calvário, por todo aquele que NELE crer (João 3:16); aconteceu um ato da graça divina (favor imerecido de DEUS)...

JESUS não se deu por merecimento humano; mas, voluntariamente, caminhou rumo a cruz do calvário, porque nos amou primeiro... Deixando o exemplo para que fosse imitado.

Não em troca de alguma benesse; Mas, porque fomos alvos do SEU favor imerecido...

Portanto, não existe um modelo ideal – comum ao conjunto da sociedade humana, na terra; construído pela ação do homem...

Mas, existe o plano divino de uma cidade, onde até mesmo a praça é de ouro (Apocalipse 21:21)...

Existindo (ainda), a promessa, segundo a qual:

DEUS nos enxugará dos olhos toda lágrima,

E a morte já não existirá,

Já não haverá luto, nem pranto, nem dor,

Porque as primeiras coisas passaram (Apocalipse 21:4).

Sendo possível, a existência de um modelo ideal ao conjunto da humanidade, porque (ainda) não foi construído?

Certamente, ainda não foi construído por causa do egoísmo do ser humano...

DEUS irá estabelecer SEU precioso e maravilhoso REINO na terra. Mas, somente ELE sabe o dia (e a hora).

Pensando sobre isso, o apóstolo Paulo nos exorta:

Se a nossa esperança em CRISTO se limita apenas a esta vida,

Somos os mais infelizes de todos os homens (1 Coríntios 15:19).

Pensar que um modelo assim seria implantado pelo homem, simplesmente, porque seria bom, é deixar de considerar que o egoísmo humano não o escraviza, afastando-o das coisas do alto...

O que seria necessário à construção de algo comum a todos: o modelo instituído por DEUS?

É necessário apenas, entregar as chaves do coração de volta às mãos divinas...

Essas chaves foram arrebatadas das mãos do homem e da mulher (no Jardim do Éden) e, CRISTO recuperou, se entregando voluntariamente no Calvário...

ELE fez isso, de livre e espontânea vontade, para que:

Todo àquele que NELE crer, não pereça; mas tenha a vida eterna (João 3:16).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/08/2009
Reeditado em 24/08/2009
Código do texto: T1772414
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.