Carta à Vânia

Vânia, muitas tem sido as vezes em que você me relata que não consegue rezar. Que após ter passado por algumas situações recentes de extrema dor, sente dificuldade e cada vez mais de orar.

Hoje ao conversar com você senti ainda de maneira mais intensa esta sua preocupação e uma vontade imensa de vencer esta barreira.

Não sei se vou conseguir o meu intento mas não posso me furtar de tentar ajuda-la. Queria deixar claro que esta é a tentativa simples de uma irmã que conhece seu coração e que procura mostra algumas situações por ela vividas.

Quando era pequena tinha a idéia que orar seria falar palavras de tanto impacto que rapidamente obteria resposta claras e decisivas. E ficava me perguntando porque não o conseguia. Nunca encontrava as palavras certas e tinha a impressão que não tinha muito talento para isto.

Hoje, muita coisa mudou em minha vida. Certamente que muitas são as ocasiões que sinto um vazio muito grande, as tristezas me afastando do paraíso que é estar em comunhão com Deus. E então ficava procurando orar, dizer a Deus de minha vida, de meus medos, de minhas desilusões. Porém, neste momentos não o conseguia.

Vânia, descobri que orar não é nada disto. Recorrer a orações já formuladas? Pode ser, depende exclusivamente da vontade de se encontrar Jesus, colocar o coração em Suas mãos.

Muito se tem escrito sobre este tema e quem sou eu, para tentar ministrar aulas. Não, isto não. Quero apenas lhe dizer que muitas vezes tive oportunidade de experimentar Deus, sem uma palavra, sem um gesto. Apenas olhando, e procurando silenciar tudo a minha volta e principalmente meu mundo interior. Tudo, minha vontade, meus lamentos, minhas lágrimas, meus anseios.

Outras vezes, orei simplesmente tomando consciência de Sua presença, confiando em Sua companhia, admitindo que sinto dor, que não compreendo a necessidade do sofrimento, mas confiando e pedindo socorro.

Quando em minha alma, existe uma ansiedade que não consigo controlar a tal ponto, de nada disto poder fazer, fixo uma palavra e vou repetindo incessantemente. Bem, isto funciona para mim. Repito, por exemplo: Jesus, Jesus, Jesus....

O recurso da música também é muito utilizado por mim. Ela vai entrando em meu coração e dominando meus sentidos, fazendo-me entrar em comunhão com Deus.

Peço sempre que Jesus me inunde com Seu Espírito Santo, leio a Bíblia, e novamente a oração se faz.

Enfim, quero lhe dizer para não ficar preocupada com orar, Não tenha dúvida que o simples fato de você pensar nisto, já está estabelecendo uma comunicação com o Pai, sem nem mesmo o perceber. Pois, não tenho dúvidas, que não somos nós que oramos, mas o Espírito Santo de Deus, que faz a oração fluir de nosso coração.