Mornas

Porque as pessoas não se referem as pessoas "mornas"????

Elas são muitas. E não O são por que querem. São porque são.

Fala-se tanto dos depressivos, dos maníacos, dos psicopatas, psico isso e aquilo, enfim das "patologias" psiquicas e emocionais, mas e os MORNOS???

Até na Bíblia eles são excluídos (...) sê quente ou frio, mas não seja morno senão eu te vomito (Carta de Laudicéia).

Contudo, "os mornos" gostam das mais diferentes formas de arte, tem vida social legal, as vezes são bem sucedidas financeiramente, constituem familia, estão na casa a nossa frente, escrevem aqui ou em outro espaço, é aquela nossa amiga querida, ou o namorado da adolescência. Ou podem ser aqueles que são problemáticos, mas não fazem muita coisa para resolverem seus problemas, são dispersos, fúteis, manipuláveis, agradáveis mesmo assim muitas vezes. Mas, sabem que não existem neles a intensidade ou a frieza real no sentir as coisas, não são maus nem bons.

Eles quase não são...

Eles não sabem ansiar.

As pessoas mornas estão em número tão alarmante e ao mesmo tempo parece que elas não existem. E isso é tão preocupante, pelo que percebo é como se estivesse sendo formada uma nova sociedade, e é complicado isso porque a cada dia vemos o quanto isso se reflete no mundo em forma de omissão, do não fazer.

O tempo continua cada vez mais louco, como reflexo do desequilibrio ambiental, faz-se um Congresso Mundial que não dá em absolutamente nada, e apenas alguns poucos vão à rua para protestar, argumentar, tentar alguma coisa.

E o resto pelo mundo todo?

Eu gosto de correr, e por ter ficado quase um ano sem me exercitar, voltei aos poucos fazendo caminhadas nas bonitas praças da minha cidade até conseguir condicionamento novamente para correr.

E o que vejo? Lindos cachorrinhos com seus donos acompanhando-os nas caminhadas e fazendo das praças banheiros.

Custa levar um saco para recolher o cocô dos seus bichinhos?

E o pior é que quando a gente fala alguma coisa, é porque a gente é chata, ou pior, mal educada. Pode?!

A inversão de valores não está só no marketing pulsante e condicionador em nossa vida, não está só na falta de informaçõa real dos acontecimentos em nosso bairro, cidade, e enfim do mundo. Está na falta de posicionamento, consequência de falta de energia visceral que existe no mundo morno.

Vivenciamos a cegueira, já passamos do ponto do ensaio.

E as pessoas estão cada vez mais mornas.

Ainda que percebam o belo, o bom e o simples - não entendem muito bem a importância disso, a não ser que "faz bem", mas também não lutam nem pelo que faz bem (afinal têm os outros)

É fácil manipular uma pessoa dessas, é fácil ter delas o que se quer.

Eu sei. Eu faço isso quase diariamente, e não é apenas reflexo da minha personalidade observada por esse ponto talvez até duvidosa, mas sim a constatação de uma nova e triste sociedade que está se formando, e quase não se presta atenção. Como disse antes é como se eles não existissem. Mas existem, e estão na forma de maridos, irmãos, filhos, e se bobear na forma da gente mesmo.

Não é tédio, não é depressão, ou bipolaridade, ou psicose.

É uma nova loucura, que chega mansa, quase invisivel, e inconscientemente poderosa e nefasta.

Mais do que desejar um pulsante 2010, eu desejo que se preste atenção, que possamos "ser e ter" a força para alimentar essa anemia de almas.