Carta a um amigo politico!

Meu caro amigo,

Tomo a liberdade de escrever lhe esta carta ,pois estou sabendo que passas por maus momentos .

Meu amigo ,não sei o que dizer diante de tantos fatos que incriminam-lhe .

Camarada em que fria , você se meteu!

Fiquei tão feliz quando você chegou lá ( no planalto).

Nossa turma chegou lá junto com você...depois de tantas lutas !

Não era mais um devaneio de colegial da década de 60, você estava no poder realmente...

Lembras da turma do ginásio? Quantas noites perdemos sem dormir para fazer (politicagem )muitas vezes deixando nossa vidinha pacata para nos arriscarmos em panfletagem na madrugada , deixando nossos pais apavorados sem noticias ...Éramos sonhadores , jovens com peito aberto , coração aos saltos ,adrenalina pura e muito inocentes . Queríamos um país melhor ,mais justo e não temíamos A BAMDA como era chamada a repressão.

Lembras das nossas colas feita d polvilho,no fogão á lenha lá de casa ?Foi sua a idéia de colocar os cartazes na madrugada, e para colar a cola artesanal dentro das vazilhas de leite , pois era bom disfarce caso houvesse algum (pega) e na manhã seguinte a cidade estava cheia de cartazes :abaixo a ditadura !

Muitos de nós já se foram , da maneira que sabes , restam poucos que trocamos cartas , telefonemas , e agora emails, é os tempos mudaram!

Tínhamos orgulho de você , foi um dos poucos que viu a banda passar, assistiu o desfile e conseguiu fazer parte dela tocando um bom instrumento, agora , perdeu-se por caminhos não traçados .

Nossa turma cada um teve um destino diferente , mas as marcas ficaram e profundas , as quais sangram de tempos em tempos , como agora que vejo e sinto que nossa luta foi em vão inglória, é muito triste !

Eram bons tempos... mas passaram é a vida !

Amigo ,agora enquanto escrevo, a tv está ligada , vejo imagens que muito me espanta e assusta , machuca e lágrimas descem serenas em meu rosto já maltratado pelo tempo.

Nas imagens você retorna na CASA e é enxovalhado , alguém grita terrorista !

Será de novo ?

Não! creio que não , agora os tempos são outros . A repressão passou mas ficou a escravidão do ser humano pelo vil metal.

Como são deprimentes estes seres que ora convives .

Não o reconheço mais , não faz muito tempo , quem o cercava eram pessoas com a cabeça boa ,honestos de princípios , barriga vazia , sapatos furados, nas mãos muitos livros e no coração a certeza que mudaria o mundo .

Pobres moços...como já foi escrito em que se trasformaram...

Ouço tudo , vejo tudo e custa-me acreditar .

Prefiro fechar os olhos e voltar no tempo imaginar que ainda há uma esperança que tudo isso é uma grande mentira ...

Prefiro acreditar que a luz não se apagou , ouvir o riso solto da nossa turma na velha casa da fazenda em Minas , prefiro acreditar que ainda tocamos violão e você com sua voz empostada , falava com goiabeiras no quintal e quando dizia : Meus camaradas...

O galo cantava atrapalhando a sua concentração.

Bons tempos , boas recordações , estas ninguém vai tirar de nós.

Naqueles tempos eu acredito que havia uma grande nuvem de sabedoria invadindo as mentes jovens , dando-lhes dicernimento para viver , com uma aura de honestidade ( doce ilusão , talvez).

Em nossas reuniões intermináveis que nos davam tanto prazer que até esquecíamos que éramos jovens e tínhamos que viver ,namorar , dançar enfim ter uma vidinha normal .

E agora José ? Já disse nosso conterrâneo Carlos Drummont,tanta luta ,você foi embora deixando-nos meio orfãos .

Lembras da boina preta estilo Che que usávamos ?Ainda a tenho e uso com orgulho as vezes e conto histórias para minhas netas .

Sempre que bate a solidão ,revejo com carinho nossas fotos que guardo como se fosse um tesouro .

Ainda tenho os rascunhos de seus discursos , que juntos escrevíamos na mesa de carvalho ,com lampadas amareladas ,nas madrugadas ,tempo perdido ...porque hoje acredito que não se lembra de nada .

Grande orador que sempre foi , ríamos do nosso (minerês) tentando falar o mais corretamente possível.

Quando partiu,nossa turma ficou sem rumo,mas continuamos a nos reunir e logo todos seguiram por caminhos diferentes .

Hoje somos avós e até bisavós e a história pouco a pouco vem surgindo como uma flor do lodo.

Quando a saudade aperta ,coloco minha velha boina preta a encobrir meus cabelos brancos, visto uma roupa folgada , caminho pelo sítio , sentindo a brisa fresca ouvindo os pássaros percorro os mesmos caminhos que juntos trilhávamos e assim imagino que nada mudou , em breve a turma estará por aqui e já posso ouvir o som do violão que nos embalava os sonhos de um mundo melhor .

Espero-te amigo , qualquer dia desses para juntos tomarmos um café que tanto aprecias ...

Para mim não importa que caminho errado tenhas tomado , seu castigo já está sendo aplicado.

Não serei eu a te jogar pedras,porque eu ainda sou sua amiga só não

tenho certeza se você ainda é o meu amigo !

Com carinho

MARIA BORBOLETA .