AMIGOS E AMIGOS ...

Carta Aberta:

Sei que vivemos na fronteira entre o essencial e o necessário...

Muitas vezes como legalistas, perfeccionistas ou pragmáticos...

Outras vezes como frágeis e finitos (que somos)

Mas sem querer dar o braço a torcer,

Reconhecendo que somos dependentes uns dos outros

Em nossas ações, reações ou interações...

Algumas vezes, agimos como carrascos uns dos outros;

Como se isso fosse à coisa mais importante...

Contudo, essencial mesmo continua sendo

A construção de relacionamentos saudáveis...

E... Cá entre nós, por mais necessário que seja,

Mesmo sendo ponto pacífico entre diferentes seguimentos sociais,

Na prática não temos conseguido o essencial:

Andar junto em busca de uma sociedade menos desumana...

Acredito que temos em vista muito mais a preservação de interesses mesquinhos; Que a construção de relações saudáveis...

Muito embora (esses interesses) sejam individualistas e depreciativos em relação ao conjunto da sociedade... Cuidamos de sua manutenção como se fossem jóias preciosas, uma vez que, preferidos o status ao estender a mão...

O poeta canta que amigo é coisa pra se guardar,

Do lado esquerdo do peito, dentro do coração...

E, invertendo os valores parece que A SOCIEDADE PÓS–SUPERFICIAL

ENSINA a cantar, desencantando, os mais sensíveis:

Amigo (a) é coisa pra descartar,

Ainda que isso machuque o peito...

Pensando um pouco sobre isso, chego à conclusão que:

As pessoas podem ser agrupadas, segundo o resultado de suas ações:

Em primeiro lugar, existem as pessoas amigas.

Não podemos estabelecer fronteiras. Estão dispostas a chegar junto (quando todo mundo estiver saindo)...

Em segundo lugar, estão às pessoas com quem será possível estabelecer um relacionamento saudável... Com o passar do tempo irão fazer parte do primeiro grupo...

Em terceiro lugar, estão as pessoas que se dizem amigas, muito embora não consigamos encontrar nessas pessoas, as condições necessárias à construção de um relacionamento saudável... Com o passar do tempo irão fazer parte quarto grupo...

Em quarto lugar, está o grupo das pessoas que não irão desenvolver as condições necessárias ao relacionamento saudável – As pessoas que temos que descartar para o próprio bem delas... Afinal, como falar sobre princípios com uma pessoa que se acha sempre a melhor, a maior, a mais certa, etc... Acredito ser a melhor saída deixar essa pessoa de lado, muito embora evitemos fazer acepção de pessoas...

Em último lugar, estão as pessoas, muito embora não sejam amigas, e exista barreiras sociais entre nós reconhecemos nelas ações, reações e interações pautadas na ética, no caráter, na moral, nos bons costumes...

Não acredito que entre mim e o dono da Microsoft haveria o desenvolvimento de uma grande amizade... Quer se queira ou não, existem barreiras sociais e culturais entre nós...

Em todo tempo e em todo lugar, se deve ter em vista o cultivo de amizades saudáveis... Contudo, com a prudência necessária ao convívio com todos, afinal, somos seres humanos imperfeitos, carentes de restauração, interdependentes, sujeitos ao erro...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 14/02/2010
Código do texto: T2086748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.