" Professoures e Professouras "

ENCONTREI ESSE TEXTO NUMA DAS MINHAS ANDANÇAS E CLARO, OMITI O AUTOR POR RESPEITO A ELE, MAS NÃO ALTEREI A ESSÊNCIA EM RESPEITO À SINGELEZA DO QUE ESTÁ RELATADO NUM TOTAL ESTADO DE PUREZA.

IMPOSSÍVEL NÃO REFLETIR SOBRE NOSSO SISTEMA EDUCACIONAL, NOSSOS PROFESSORES E A FALTA QUE O DITADO FAZ, UMA CÓPIA?

A LEITURA DE LIVROS, O TREINO PARA A ESCRITA E CLARO, O ESTUDO DA GRAMÁTICA...

LEMBREI DE UM TEXTO QUE LÍ HÁ MUITO TEMPO CHAMADO "NÓS MUDEMO" (logo abaixo) E FAÇO UMA PEQUENA HOMENAGEM AO MENINO DESSE TEXTO, POIS SE VAMOS À ESCOLA É PORQUE ALGUÉM ACREDITA QUE PODEMOS SAIR DE LÁ COM UM POUCO MAIS DE CONHECIMENTO OU PELO MENOS COM UMA BÚSSOLA NAS MÃOS QUE NOS GUIE RUMO NÃO SÓ AO DICIONÁRIO, AO TEXTO COESO E CLARO; TER UM LUGAR AO SOL OU SOB SUA SOMBRA, COM AR PURO, ÁGUA FRESCA E CONDIÇÕES DE TER UMA VIDA MELHOR ONDE HAJA TRABALHO, CASA, COMIDA E ROUPA LAVADA! (Tudo remunerado, óbvio!!)

"Lembro de todos os Professoures e Professouras , lembro e lembrei dos Donos das Escola , dos Coordenadores , das turmas dos numeros das turmas , dos numeros , dos códicos do aluno , dos nomes das professouras e professoures , lembro da bagunças , das bricadeira pessadas , da mancadas , dos micos , lembro dos esportes, lembro das festas , lembro do dia do Indio , lembro do descobrimento Brasil , lembro da data também , lembro das guadrinhas de São João , lembro das férias , sentia saudade quando chega na data de 26 Junho , Quando começava Agosto , fica alegre , ficava alegre por causa do caderno novo , caneta nova , esguadro novo , lista de mateial que tem o custo direto e indireto . A régua nova , a borracha nova , a lancheira , o lanche , Mamãe gostava de colocar Suco de maracuja e Bolo , ou Estão refrigerante Jesus , ou jeneve , com Bolo , Sentia saudade do lanche também , dos esportes que práticava as vezes, lembro das dificuldades que tinha de usar o Aparenho , lembro dos FLúor , lembrei do Flúor ,

lembrei tambem da consultas, dos exames que a escola exigia para nós fazer para práticar esporte . e tambem serve para nós ficar ciente do nosso Organimo nosso Corpo Humano , lembrei tambem das cadeiras que gostava de sentar , das equipes de trabalhos que as Professouras (o) Administravam , lembro tambem das notas ,

7,0 8,0 9,0 10, 7,5 8,5 9,5 10 7,25 8,25 9,25 10 Lembrei tambem das Fardas , das cores das fardas , lembrei quando ia com roupas brancas , lembrei tambem quando ia com a farda de Esporte , lembrie tambem do baloços da escola Universo das Crianças , lembrei do tanque que tinha , lembrei das arvores , lembrei dos esportes que práticava O randibol , tênis de mesa , futebol , bolinha , peteca, jogo de butão , baralho, daminó, vôlei , escorregador , lembro das pessoa que a mamãe pedia para me buscar , lembro de guando mamãe dizia , Eduardo vamos ta hora , vai tomar banho , que já vou bota o teu almoço , olhá mais tarde Andrei vem te buscar aqui menino , para as aulas de reforço ! nesta hora eu ficava sangado , pois era muita coisa para fazer , mais sempre tinha um jeitinho que Deus dava para mim ficar Alegre ."

" NÓIS MUDEMO"

"O ônibus da transbrasiliana deslizava pela Belém-Brasília rumo a Porto Nacional . Era abril , mês das derradeiras chuvas . No céu , uma luazona enorme pra namorado nenhum botar defeito . Sob o luar generoso , o cerrado verdejante era um presépio , todo poesia e misticismo .

Mas minha alma estava profundamente amargurada . O encontro daquela tarde , a visão daquele jovem marcado pelo sofrimento , precocemente envelhecido , a crua recordação de um episódio que parecia tão banal... Meus olhos percorriam a paisagem enluarada , mas ela nada mais era para mim que o pano de fundo de um drama estúpido e trágico .

................................................................................................................................

As aulas tinham começado numa segunda-feira . Escola de perife-

ria , classes heterogêneas , retardatários . Entre eles , uma criança crescida , quase um rapaz .

- Por que você faltou esses dias todos ?

- É que nóis mudemo onti, fessora . Nóis veio da fazenda .

Risadinhas da turma .

- Não se diz " nóis mudemo " menino ! A gente deve dizer : nós mudamos , tá ?

- Tá fessora !

- No recreio , as chacotas dos colegas : Oi , nóis mudemo ! Até amanhã , nóis mudemo !

No dia seguinte , a mesma coisa : risadinhas , cochichos, gozações .

- Pai , não vô mais pra escola .

- Oxente ! Módi quê ?

Ouvida a história , o pai coçou a cabeça e disse :

- Meu fio , num deixa a escola por uma bobagem dessa . Não liga pras gozações da mininada ! Logo eles esquece .

Não esqueceram .

Na quarta-feira , dei pela falta do menino . Ele não apareceu no resto da semana, nem na segunda-feira seguinte . Aí me dei conta de que eu nem sabia o nome dele . Procurei no diário de classe e soube que se chamava Lúcio - L-ucio Rodrigues Barbosa . Achei o endereço. Longe , um dos últimos casebres do bairro .

Fui lá , uma tarde . O rapazola tinha partido no dia anterior para cas de um tio , no sul do Pará .

- É , professora , meu fio não aguentou as gozações da mininada . Eu tentei fazê ele continuá , mas não teve jeito . Ele tava chatiado demais . Bosta de vida ! Eu devia di tê ficado na fazenda coa famia . Na cidade nóis não tem veis . Nóis fala tudo errado .

Inexperiente, confusa, sem saber o que dizer, engoli em seco e me despedi .

...............................................................................................................................

O episódio ocorrera há dezessete anos e tinha caído em total esquecimento , ao menos de minha parte .

Uma tarde, num povoado à beira da Belém-Brasília , eu ia pegar o ônibus , quando alguém me chamou . Olhei e vi , acenando para mim , um rapaz pobremente vestido , magro , com aparência doentia .

- O que é, moço ?

- A senhora não se lembra de mim , fessora ?

Olhei para ele , dei tratos à bola . Reconstituí mum momento meus longos anos de sacerdócio , digo de magistério . Tudo escuro .

- Não me lembro não , moço . Você me conhece ? De onde ? Foi meu aluno ? Como se chama ?

Para tantas perguntas , uma resposta lacônica :

- Eu sou " Nóis Mudemo " , lembra ?

Comecei a tremer .

- Sim , moço . Agora lembro . Como era mesmo seu nome ?

- Lúcio - Lúcio Rodrigues Barbosa .

- O que aconteceu ? Ah ! fessora ! É mais fácil dizê o que não aconteceu . Comi o pão que o diabo amassô . E êta diabo bom de padaria ! Fui garimpeiro , fui bóia fria , um "gato" me arrecadou e levou num caminhão pruma fazenda no meio da mata . Lá trabaiei como escravo , passei fome , fui baleado quando consegui fugi . Peguei fugi .Peguei tudo quanto é doença . Até na cadeia já fui pará . Nóis ignorante às véis fais coisa sem querê fazê . A escola fais uma farta danada . Eu não devia de tê saído daquele jeito , fessora , mas não aguentei as gozações da turma . Eu vi logo que nunca ia consegui falá direito . Ainda hoje não sei .

- Meu Deus !

Aquela revelação me virou do avesso . Foi demais para mim . Descontrolada comecei a soluçar convulsivamente . Como eu podia ter sido tão burra e má ? E abracei o rapaz , que me olhava atarantado .

O ônibus buzinou com insistência .

O rapaz afastou-me de si suavemente .

- Chora não , fessora ! Asenhora não tem curpa .

Como ? Eu não tenho culpa ? Deus do céu !

Entrei no ônibus apinhado . Cem olhos eram flechas vingadoras apontadas para mim . O ônibus partiu . Pensei na minha sala de aula . Eu era uma assassina a caminho da guilhotina .

...............................................................................................................................

Hoje tenho raiva da gramática . Eu mudo , tu mudas , ele muda , nós mudamos , mudamos , mudaamoos, mudaaamooos... Super usada , mal usada , abusada , ela é uma guilhotina dentro da escola . A gramática faz gato e sapato da língua materna - a língua que a criança aprendeu com seus pais e irmãos e colegas - e se torna o terror dos alunos . Em vez de estimular e fazer crescer, comunicando , ela reprime e oprime , cobrando centenas de regrinhas estúpidas para aquela idade .

E os Lúcios da vida , os milhares de Lúcios da periferia e do interior , barrados nas salas de aula :" Não é assim que se diz , meni- no !" Como se o professor quisesse dizer : "Você está errado ! Os seus pais estão errados ! Seus irmãos e amigos estão errados ! A certa sou eu ! Imite-me ! Copie-me ! Fale como eu ! Você não seja você ! Renegue suas raízes ! Diminua-se ! Desfigure-se ! Fique no seu lugar ! Seja uma sombra !"

E siga desarmado para o matadouro da vida ... "

(Fidêncio Bogo )

QUE TAL REPENSARMOS NOSSO COMPORTAMENTO EM TODOS OS SENTIDOS?

FADA SININHO
Enviado por FADA SININHO em 28/04/2010
Reeditado em 22/01/2011
Código do texto: T2225618
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.