Guardar mágoas de Elias Torres

Autor: Elias Torres

Leitura Bíblica: Gênesis 45. 1-16.

O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes. (Daniel 9. 9)

Guardar ressentimentos é mais ou menos como tentar limpar pelo lado de dentro uma vidraça que alguém sujou por fora. É irritante e desmotiva porque não vê nenhum resultado quando não se consegue reconhecer o problema e atacá-lo onde de fato está. Não pedir perdão ou deixar de concedê-lo pode causar irritações, dores de cabeça, problemas estomacais ou outros problemas de saúde. Por que sofrer se é melhor perdoar? Precisamos lembrar que Deus perdoa nossos pecados por sua grande misericórdia (Veja o versículo em destaque na cor vermelha) e depois se livra deles jogando-os “nas profundezas do mar” (Leia Miquéias 7.19). Ou seja, ele perdoa e esquece, apagando as ofensas que cometemos. Já as pessoas costumam dizer que perdoaram, mas guardam o fato para usar como argumento na próxima discussão. Não é fácil, mas precisamos deixar de lado o que já foi perdoado, não lembrando constantemente (remoendo, sentindo de novo) o que já passou. Se não for assim, como poderemos conviver alegremente com a pessoa perdoada? Não esperamos também que esqueçam o mal que fizemos? Além disso, é preciso perdoar logo, pois não sabemos quanto tempo de vida nos resta. Perdoe e viva alegre! Mágoa, desgosto, rancor – Isso só nos causa danos. No texto de hoje lemos sobre o perdão de José. Ele foi traído e vendido por seus irmãos, sofreu mais de vinte anos longe de sua família e de seu pai, que pensava que ele estivesse morto. Deus colocou-o como governador do Egito e foi assim que reviu seus irmãos e se fez reconhecer por eles. Ele tinha muitos motivos para guardar mágoas e negar o perdão, mas entendeu que tudo fora um plano de Deus e reconciliou-se com eles. Muitas vezes o Senhor permite situações assim aconteçam conosco,para ver nossa reação. Então perdoe sempre e não guarde mágoas de ninguém.

Texto extraído do livro devocional o Pão diário 13

Milton Roza Junior
Enviado por Milton Roza Junior em 04/06/2010
Código do texto: T2299972
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.