CARTA A MADAME "D"

Prezada Senhora

     Desta vez não vou revidar, madame D. Embora saiba que, inacabado o combate, inútil é a branca bandeira num campo minado. Mesmo assim me desarmo e dou-me por vencido. Sim, ora veja e vanglorie-se! Vencido!... E junto à bandeira empoeirada, mas ereta a desafiar o vento, entrego-lhe o original troféu no pódio que a ostenta em pedregal de palavras. Sem discurso, é claro, pois que na sagração da vitória a oratória é sua. A mim só compete dizer-lhe na falta do alto vocábulo: “Ao vencedor as batatas”.

     Veja também que um humilde perdedor roeu o osso de uma herança. Mas quem sabe dele eu faça um brasão, desses que nem a traça nem a ferrugem os corrói, porque me dará uma “coroa incorruptível”, como diria Paulo Apóstolo. Ora, por que estou a dizer-lhe isto, madame D, se seus olhos se turvam à luz da inconsciência e nada veem além de si mesma, posta que está no pódio do efêmero brilho? Ah, pobre o vivente que se auto-enobrece falseando um espírito de luz, mas teme a própria sombra que é sua treva!...

     Mesmo assim, ouso pedir-lhe alguma misericórdia, neste ou naquele estado: desencoste-se de mim! Procure a sua legião. Respeite, se não a mim,  a minha família.  Não vá à minha página, nem fique atenta ao que escrevo para atormentar-me com suas provocações.  Não macule o dom poético com a malígna ironia em lancinantes e paupérrimas figuras de linguagem. Isto só empobrece mais e mais o que diz ser lirismo.  A poesia, quando pura e verdadeira,  independe de adiposas metáforas. Metáforas, quando desprovidas de sentido, tornam-se punhais nas mãos dos covardes.  O autêntico poeta é direto, tanto quanto é seguro de si. E, ciente do próprio valor, não bajula nem barganha;  não vive de elogios, mas de serena certeza do seu papel. Não se julgue tão merecedora de minha atenção a ponto de  que, tudo que eu escreva, faça alusão à sua pessoa.  Não me julgue  pelo seus atos nem avalie o que escrevo com base na sua literatice pretensamente acadêmica, que aos tolos convence e a  mim não diz nada. A não ser refluxos e arrotos de uma alma infeliz, insone, a perambular nas madrugadas à procura do que escrevo para inspirar-lhe versos torpes em poemetos macabros. Isto não é próprio de quem se diz do bem. Não é digno de quem tem sensibilidade poética. É vômito hemorrágico do inimigo a contorcer-se em frustrações. Afaste-se de mim! Você já fez tantas provocações com poemas torpes,  também usando espaço na página de uma amiga. Rebati, mas repito: não revidarei daqui por diante, madame D. E reitero, por fim, o meu pedido: esqueça-me. Desencoste-se de mim. Que se pode esperar de uma árvore má? O mesmo que se espera de um inimigo. Mas, contrariando essa regra, entenda que inimigo é, também, alguém respeitável. E a melhor forma de assim fazê-lo é ignorá-lo. No silêncio.

Respeitosamente,
Hermílio

LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 20/07/2011
Reeditado em 17/01/2012
Código do texto: T3106935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.