Um papo e Cuscuz Paulista

Hoje me arrisquei na cozinha.

Amo Cuscuz Paulista, mas nunca fiz em casa, pois é um prato que não dá para fazer individual. Assim, sempre comia na casa dos outros ou em algum restaurante. E a propósito, há muito tempo não me arriscava a cozinhar em casa coisas deliciosas e tentadoras, pois vivia em minha eterna dieta.

Como agora descobri que posso comer de tudo e normalmente que não vou engordar e sim emagrecer, ando me aventurando mais a fazer coisas que gosto e que não me contentaria com um único pedaço. A isto devo agradecer minha amiga Jane. Ela de novo, dirão vocês, mas a gente tem que contar os benefícios que os amigos nos fazem, vocês não concordam comigo? A Jane descobriu primeiro que havia algo errado com minha dieta. Boa observadora e excelente profissional da Saúde, ela percebeu que de fato eu seguia a risca minha dieta e conseguiu que um médico solicitasse alguns exames, que apontaram a minha baixa insulina. Assim, eis-me aqui, comendo até batata frita e gostando, só que sendo beneficiada com a eliminação de peso com ganho de músculo. Afinal, meu corpo consumia os músculos e mantinha as gorduras pelo baixo abastecimento calórico que recebia de minha alimentação.

Agora, com o devido acompanhamento dela, algumas orientações médicas e exercícios, estou cada dia mais feliz. Mas voltemos ao cuscuz paulista!

Fiz e ele está divino.

Vou deixar a receitinha aqui para vocês. Nem vou perguntar se querem, poois é fácil, deliciosa e com algumas dicas, que é o melhor sempre!

Ai vai

Ingredientes

400 gramas de farinha de Milho Amarela, com flocos grandes.

1 copo de água (200 ml)

2 gelos ou colheres de extrato de tomate*

3 colheres de vinagrete desidratado (cebola, alho, pimentão e tomate)**

3 dentes de alho picado – reserve 1 para o camarão – Não se assuste é só para enfeitar.

1 lata de seleta de legumes

1 lata de milho verde (não coloquei hoje) – amo com milho verde hehehe

1 xícara de salsinha fresca ou ½ xícara se for da desidratada

1 colher de Molho de Pimenta (Gota ou Talisca)

1 lata de sardinha – retire o óleo e reserve a sardinha, usando o óleo junto aos legumes do caldo

(O sal você acerta depois, a seu gosto – mas lembre-se da Saúde!)

Ingrediente da guarnição

1 ovo cozido e cortado em fatias

1 cebola em fatias finas sem amargo***

1 pimentão verde, vermelho ou amarelo amolecido ****

7 azeitonas sem caroços

70 gramas de camarão seco dessalgado (Frite-o em azeite com o alho reservado e salpique salsinha fresca ou desidratada)

Azeite.

Prepare.

Reserve a Farinha, o molho de Pimenta e a sardinha e cozinhe junto os demais ingredientes.

Quando tomar gosto, acrescente o molho de pimenta.

Desligue o fogo, misture bem.

Acrescente a Farinha de milho amarela.

Misture bem.

Vira uma massa pastosa e firme.

Coloque a sardinha reservada em um pirex e quebre a de qualquer jeito, em pedaços grandes.

Junte a massa que fez.

Reserve.

Montando.

Enfeite a seu gosto uma travessa funda, untada com azeite.

Use metade dos ingredientes da guarnição.

Eu prefiro uma Duralex Transparente, pois fica fácil na hora de desenformar, mas tem gente que usa forma desmontável. O efeito final é o mesmo.

Coloque a massa na forma. Eu utilizo as mãos mesmo.

Enfeite com o restante dos ingredientes.

Desenforme imediatamente em um prato de servir.

Divirta-se.

Dicas

*Costumo comprar a Extrato de Tomate Elefante de 1 litro e congelo em potes de Margarina de 250g ou na cuba de gelo – em casa tenho uma própria para salgados.

**Aqui em Manaus eles vendem com o nome de Vinagrete. Em São Paulo é temperos Secos em Flocos – mas nem é em flocos nada, são fatias mesmo.

***Ferva a água e coloque as cebolas em rodelas, deixe cozinhar por 4 minutos.

Retire do fogo escorra e mergulhe em água gelada para não perder o crocante natural dela.

Reserve.

****Ferva os pimentões em rodelas por 3 minutos.

Escorra.

Tempere com uma pitada de sal e azeite.

PS – Se as empresas citadas quiserem pagar uns Reais, pelo comercial...

kkkkkkkkkk

(A Receita estará aberta no Conversa de Mulher e no Elisabeth Lorena Alves) Aproveitem e visite, deixem seus comentários lá também.

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 26/07/2012
Código do texto: T3798361
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.