Educador no século XXI

Nossa realidade de vivência como educador cada vez mais é preocupante. Encontramos os mais variados tipos de alunos, cada um com sua individualidade, com sua característica própria, pois cada ser humano é único e insubstituível.

Confesso que passo por momentos delicados e complexos. Leciono no 6º ano, turno vespertino. Nesta etapa, os alunos estão numa fase de descobertas, são ativos ao extremo, não há como permanecerem todo o horário de aula como seres robotizados, sem contar que por trás de cada um deles existe uma história.

Modéstia à parte, e não querendo parecer a "salvadora da pátria", sou convicta em dizer que tenho um relacionamento aberto com meus alunos, entendo-os na medida do possível, compartilho de suas histórias de vida, partilha essa essencial para entender o que se passa em suas cabecinhas e assim conquistá-los para um novo mundo, o mundo do saber com sabores e não um saber que impõe regras punitivas e falhas.

Se proceder radicalmente estarei afastando-os cada vez mais de mim e das minhas aulas, e o que desejo é a ajuda e a participação de todos, a fim tornar meu trabalho gratificante e atraente, pois não aceito em minhas aulas espectadores passivos e sim espectadores ativos e construtores da sua própria história de vida, prontos para enfrentarem o mundo com passos bem firmes.

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 17/10/2012
Reeditado em 27/12/2013
Código do texto: T3938422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.