meu filho

Meu filho, você já arrumou suas malas. Já que você quer ir, vá. Sinceramente, não queria que você fosse, mas já que você quer, eu não tinha como te impedir. Teu pai te dá todo apoio, é que ele também já foi um sonhador na vida, mas se cansou. Coração de mãe é que é diferente. Coração de mãe demora mais para perceber que um filho cresceu. Mas mesmo assim, termina que deixa ir. Eu deixo você ir, porque senão depois estaria me acusando de ser frustrado por minha causa, e no mundo é muito triste uma pessoa frustrada. Essas pessoas não deveriam ter filhos, porque estão sempre sobrecarregando seus filhos com a tarefa de realizar os sonhos deles que eles não conseguiram embora os esforços, ou tiveram muito medo de tentar. Eu te manter aqui? Jamais! Todo mundo tem o direito de procurar a felicidade e quem sabe não é lá fora onde você vai encontrar. E eu reparo você com essas malas prontas e esse olhar cintilante. Você é meu filho e sorri rindo a vida, mas talvez ainda não saiba o que a vida é. O bonito de ser jovem é a esperança. E quem sou eu para poder te dizer isso? Você vai ter que descobrir por conta própria, pois a vida pode ser alguma coisa diferente para cada um. Mas se acostume com uma coisa. Haverá sempre quem diga que não vale à pena caminhar e que você deveria ficar parado e se acostumar com o que você já tem. Mas isso, meu filho, não está de acordo, que nós não somos que nem esses bichos que a gente cuida aqui. Eles que se acostumam com um pouco d’água e muito pasto. Mas nós não. O que é próprio de nós é mesmo a gente ir querendo ir mais longe um pouquinho para ver se a gente pega o sol no horizonte antes dele se deitar. Uns se cansaram e por isso acham que todo mundo tem que parar e ficar como eles. Esteja preparado para enfrentar a inveja das pessoas que não fazem nada para crescer e não gostam quando alguém faz. Esses são como essa praga de carrapatos que deu nos cachorros daqui, que se grudam num lugar e ficam chupando. Mas você não nasceu para ser carrapato, por isso que eu comprei esse par de sapatos novinho para você partir, e espero daqui a uns tempos eles estejam velhos e você compre outros. Porque quando a gente anda é preciso se renovar e renovar as coisas. Mas às vezes na caminhada da gente o pensamento da gente meio que se perde e a gente fica sem saber para onde vai. E o segredo para gente sempre lembrar para onde a gente vai é nunca se esquecer de onde a gente vem. Eu coloquei essa moringa d’água para você levar, porque é de acordo quando a gente anda o cansaço. Vai ter dias de você desanimar e ficar com os pés doendo, mas lembre que às vezes o que a gente precisa só falta andar mais alguns passos, outras vezes não, mas lembre: para onde se vai se chega! Nessas horas você vai querer um amigo, mas nem sempre a gente tem um amigo nessas horas que um bom amigo é que nem a gente acertar na loto, por isso não tenha medida de dividir a farinha com os amigos que você encontrar, pois no outro dia você é que pode tá querendo farinha. Mas vai ter dias que você vai ficar completamente sozinho, nesses dias lembre que seus pais estão rezando por você e os amigos de verdade estão esperando poder ver você de novo contando as novas. Lembre que há casos que na hora a gente se aperreia, mas depois fica contando e rindo, que o mundo é redondo e gira o tempo todo como roda de bicicleta e juízo de doido. É que nem uma roda de bicicleta sempre rodando para a gente sair do lugar. Tem dias que é o arrodeio. A gente vai de um canto a outro sem sair de lugar, mas você vai perceber que esses dias também passam. Tem dia que o urubu de baixo caga no de cima e o poste mija no cachorro, e na vida fica tudo torto ao avesso invertido arreganhado. Mas isso passa rápido que nem vento que leva as folhas em agosto. O que fica da vida são os bons momentos, um beijo roubado, uma noite de amor, e comer sarapatel com os amigos tomando uma, de resto não vale a pena guardar na algibeira. A vida, meu filho, sempre pareceu para mim uma laranja cravo, a gente tira a casca e vai comendo os bagos um por um. No caso da vida tem muita gente mastigando a casca e por isso que vive reclamando, a gente sabe que a vida tem casca, mas não fica remoendo ela não, a gente vai comer os bagos, e a gente também não come tudo de uma vez não, gostoso é comer um por um para ir saboreando. É como diz o ditado: um dia após o outro. Mas se um dia você quiser voltar, aqui sempre te cabe, mas quando você voltar vai perceber que às coisas estão tudo as mesmas, é você que vai ser diferente.

Julio Dias
Enviado por Julio Dias em 22/01/2013
Código do texto: T4098064
Classificação de conteúdo: seguro