Salvador, 20 de dezembro de 2013
 
Queridos recantistas,
 
No próximo dia 31 de dezembro, conservando as minhas publicações diárias, eu divulgarei o texto número 1100.
 
Esse dia também indicará, na minha jornada literária, um momento importante o qual desejo agora comentar com vocês.
Janeiro do próximo ano marcará o início das minhas primeiras férias no Recanto das Letras.
 
Por que férias, Ilmar?
Para descansar um pouco, priorizar outros campos da vida e facilitar certas ações as quais diminuem o ritmo quando estamos no Recanto.
 
Não quero dizer que o Recanto prende, porém voluntariamente “respirar” os ares do Recanto ocupa boa parte do nosso tempo.
Dessa forma é justo saborear, após um certo período, férias renovadoras e estimulantes, ou seja, chegou o momento do gostoso lazer.
 
* Alguém dirá:
“O Recanto das Letras jamais absorve o meu tempo, pois eu publico quando quero, caso eu queira e tenha tempo.”
“Eu publico quando dá!”
 
Respeito essa forma de pensar, no entanto discordo radicalmente.
 
Imagino que os iniciantes possam agir assim, no entanto alguém que, com uma certa regularidade, já bebe o saboroso néctar do “doce canto” não possui esse direito.
 
Vale a pena recordar a famosa frase:
“Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas!”
 
Nossos leitores ficam acostumados com o nosso estilo, eles começam a gostar daquilo que nós produzimos, passam a sorver os nossos textos e começam a esperar...
 
Eles aguardam as nossas palavras.
Contam com a nossa presença.
Aprendem conosco.
Nos criticando ajudam a reavaliar pensamentos e conteúdos.
Ficam emocionados e sorriem seguindo as nossas criações.
Contestando o que afirmamos, respeitam o nosso jeito de ser. Assim fazem os amigos, discordando ou não, escutam.
 
Com o tempo, meus caros, nós desenvolvemos uma profunda amizade com os nossos leitores. Dessa forma, não seria nada educado parar repentinamente, escrever hoje se isso vai bem, não escrever amanhã se aquilo parece ir mal.
 
Na minha opinião, não pode funcionar assim.
 
* Eu criei uma grande intimidade com vocês.
Percebo que amadureci a minha forma de escrever.
 
Em 27 de dezembro estarei aqui há dois anos.
Claro que hoje escrevo melhor do que antes.
Encontrarei textos magníficos publicados no início de tudo, no entanto hoje me sinto mais sereno, menos precipitado, noto que as palavras são utilizadas com mais habilidade e consigo correr riscos brincando.
 
Cresci pra caramba!
Considerando que a vida sabe compensar, percebo também que hoje a minha responsabilidade é muito maior.
Quando iniciei dava dez passos, hoje sou capaz de dar trinta, no entanto quem acompanha os trinta passos não merece me ver tropeçando ou mergulhando na tola vaidade.
 
Certa vez eu li dois comentários sobre as piadas que me emocionaram.
Um dizia que antes havia Senna nos domingos, hoje tem Ilmar trazendo piadas as quais tanto divertem.
Outro afirmava que acorda ansioso pelas piadas de domingo. Um ou dois dias nos quais não as encontrou, sentiu uma imensa tristeza.
 
Depois desses comentários, certamente bondosos demais e repletos de exagero, eu percebi que as piadas dos domingos não pertencem a Ilmar, não podem descansar, devem ser cada vez melhores.
Esse é o meu esforço.
 
Conforme já expliquei antes eu não crio as piadas, apenas as edito, preocupado em não privá-los da alegria dominical.
Esse relevante detalhe me fez sofrer uma severa crítica quanto à minha credibilidade.
Insinuaram que eu era um farsante porque não invento as piadas.
 
Paguei o alto preço da desconfiança, todavia, estou satisfeito, pois quem espera as minhas piadas dita o ritmo da música e deve provar a fatia mais saborosa do bolo.
 
* Não garanto retornar em fevereiro, mas garanto que, durante o mês de janeiro, estarei fazendo outras viagens.
Quando eu desejar rabiscar algo, anotarei tranqüilo e, depois do retorno, divulgarei novos textos.
 
Atenção! Não será amanhã.
As férias começam depois da derradeira publicação de 2013, em 31 de dezembro.
Faltam ainda onze textos, dois cardápios contendo piadas, as últimas criações literárias do ano.
 
Tudo isso só é possível porque vocês são bastante gentis e legais.
 
Vocês permitem que eu siga tentando!
Muito obrigado!
 
Um abração!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 20/12/2013
Reeditado em 20/12/2013
Código do texto: T4618939
Classificação de conteúdo: seguro