DIPLOMA DE PAI

Revirando alguns papéis antigos tive a grata surpresa de encontrar uma carta de meu filho, endereçada a mim por ocasião de meu aniversário no ano de 2004. Isso me chamou a atenção, pois, nessa data, ele já contava com 20 anos completos então suas palavras tinham mais verdade e razão. Quando essa razão aponta para os termos da carta, me fez pensar que pai recebe diploma de missão quase cumprida. Disse quase, pois sempre haverá espaço para aprender um pouco mais: eu o recebi de meu filho.

Interessante que a formação de pai é um curso dinâmico, onde cada gesto, cada palavra adquirem importâncias quase nunca imaginados pelo estudante, o pai. Daí o cuidado que devemos ter nesse processo. O que o filho está ‘vendo e ouvindo’ de nós; que conotação tem o que falamos e como agimos no nosso dia a dia juntamente com nossos filhos? Nem imaginamos que cada gesto nosso, cada palavra ‘bem dita’ ou ‘mal dita’ terá uma impressão na história de nossos filhos. Se isso é impresso de forma boa com certeza, sua vida será bem melhor. Mas, como ser possível imprimir boas histórias em nossos filhos, que os faça crescer em todos os aspectos, sem amor? Só o amor é construtivo de vidas.

Segue abaixo a carta de meu filho Eddie. E olha que, depois disso, ainda tive que fazer curso de pós graduação com o Pedro!

“Pai,

Acho que um ótimo presente que eu poderia lhe oferecer está aqui. Eu poderia ficar sem palavras. Como fico feliz ou, singelamente, “muito bastante” alegre ao falar, pensar no meu pai, paizão, você.

Nossa, eu me lembrei disso agora: pai, eu fico ensaiando diálogos com seu neto... diálogos pouco autênticos, porque falaria coisas que aprendi com você!! Rsrsrs. Isso tudo só me faz feliz!

Lembro de alguns anos atrás, estivemos sempre juntos e amamos sem tamanho, e eu gostaria de manifestar isso aqui. Quando erramos foi por que simplesmente amamos!

Os problemas, quais?

Cara, como me gratifico em saber que Deus está no nosso time, e é papel da gente ofuscar os insucessos e as fraquezas do dia a dia.

Ah, mas eu estou aqui porque te amo!

Pai, que o espelho reflita as nossas faces num doce sorriso, que lembramos ter dado na infância e sinceramente você é meu motivo.

Sem querer ser piegas nesta escultura de carinho, fica aqui meu cumprimento pelo aniversário. Sejamos felizes, fortes e resplandecentes da luz divina que nos alimenta. E motiva desde ontem.

Pai, te amo. Não sei como agradecer. Sonhos, ideais, lágrimas, força e tudo o que recebi de você e aprendi, quero desenvolver e te retribuir. Se estive ausente um dia é porque também sou homem, mas minha essência sempre é feliz, não discute, não irrita, sempre ouve, é colorida, apaixonada, e só ri...

Deus conosco”

Eddie

10/07/2004.

Obs. Claro que o Eddie exagerou, mas fica a ilusão de que amei o suficiente para fazer jus ao Diploma de Pai.

Deus continue te abençoando meu filho!

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 21/02/2014
Reeditado em 21/02/2014
Código do texto: T4700596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.