Sem espelhos

A única maneira de conseguir olhar para si mesmo sem precisar de espelhos, é conhecendo-se profundamente. Saber quem somos sem se basear nas opiniões alheias, afinal o que os outros pensam ao nosso respeito nem se compara com as nossas certezas plenas sobre o real valor e complexidade interna que formam o autoconhecimento.

O grande desafio de um ser humano não está apenas no seu sucesso enquanto cidadão ou membro de uma sociedade, onde status, poder e dinheiro medem e classificam as pessoas. A maioria das pessoas é rico de orgulho, porém pobre de espirito. Pensam que são importantes pela posse de bens, mas não passam de anomalias, de aberrações espiritualmente vazias. Ter é importante sim, mas não vale nada se inspira arrogância, desprezo e falta de respeito, solidariedade ou compaixão com as outras pessoas.

O processo do autoconhecimento muda a maneira como uma pessoa interage com o mundo e com as outras pessoas, quem se conhece sabe que sua essência é traduzida em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças. Poucos gostam de criticar a si mesmo, pois existe um terrível pavor de descobrir as falhas morais e éticas em nosso próprio caráter.

Então preferem acreditar no que os outros dizem sobre si mesmo e acabam escolhendo os caminhos errados.

Andre Luis Aquino
Enviado por Andre Luis Aquino em 14/12/2015
Código do texto: T5480243
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.