Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Mude algumas coisas, mas mantenha outras

Algumas coisas necessitam de renovação, precisam mesmo de mudança, embora outras, por representarem nossas melhores qualidades ou conquistas, devem ser mantidas. Por isso mude livremente de opinião, mas preserve firmemente sua essência, mude de caminhos, mas mantenha a direção. Ou se precisar alterar mesmo a rota, tenha pelo menos um norte.
Sua metamorfose não precisa ser brusca, porque toda modificação precisa de um tempo para ser processada, de fases para se consolidar, de etapas para a transformação completa, de planejamento, de paciência e de um período de transição. Caso contrário será apenas uma mudança temporária, retornando ao mesmo estado do que era antes.
Qualquer mudança exige ousadia, embora ousadia possa significar tanto coragem como insensatez, depende da atitude de quem a pratica, assim como a rigidez pode demonstrar tanto determinação quando teimosia, da mesma maneira que a flexibilidade pode ser sinal tanto de falta de personalidade (maria-vai-com-as-outras) como de versatilidade.
Seja justo consigo mesmo e conserve o que te faz bem, e só elimine o que te faz mal. Faça uma limpeza geral em suas gavetas e armários, jogue tudo que não presta fora, mas mantenha na estante algo que represente uma boa lembrança. Procure por novidades e o que ficou obsoleto, ultrapassado ou fora de moda, delete. Atualize seus arquivos, faça um upgrade nos seus processos, quebre paradigmas, mas mantenha as boas tradições.
Mudar deve ser um projeto de aperfeiçoamento e não de decadência, porque o desafio maior não é mudar o mundo, mas não permitir que o mundo nos mude para pior.
Andre Luis Aquino
Enviado por Andre Luis Aquino em 30/07/2016
Código do texto: T5714029
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Andre Luis Aquino
Taguatinga - Distrito Federal - Brasil, 44 anos
135 textos (3772 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/06/19 15:45)
Andre Luis Aquino