CARTA ABERTA AOS CLUBES DE FUTEBOL DO MUNDO

Quando eu era criança ficava encantado com os craques de futebol que mostrando os seus talentos e técnicas pessoais nos enchiam os olhos com dribles desconcertantes, passes perfeitos e gols espetaculares, fazendo de uma partida de futebol, um momento de prazer inesquecível e indescritível. Na verdade, torcer pelo time de coração era sinônimo de assistir um grande espetáculo e ficar com um gosto na boca de quero mais, contando os dias para ver o time do coração novamente em ação. Que saudade daquele tempo!

Falando de Seleção Brasileira de Futebol então, só jogava os melhores dos melhores e a gente não via jogador defendendo a nação dar canelada na bola como acontece hoje em dia. O que está matando o futebol atualmente, é que empresários de jogadores, técnicos de futebol e dirigentes de clubes estão querendo brilhar e aparecerem mais que os jogadores que disputam uma partida de futebol e são os verdadeiros donos do espetáculo. O que está matando o futebol é não valorizar os meninos da base dos clubes. Meninos que às vezes permanecem ali por cinco, seis, dez anos e não desistem do sonho de se tornarem jogadores profissionais porque o clube que aprenderam a amar não lhes dá o mínimo valor, mesmo que tenham muito talento. O pecado maior desses craques é não terem dinheiro nem posição social elevada para permanecerem vivos no futebol, juntamente com os seus sonhos. Meninos, filhos de pais ricos tomam-lhes o lugar e são colocados na vitrine futebolística para darem caneladas na bola na televisão, enquanto os craques pobres são colocados na geladeira por técnicos insensíveis que talvez estejam matando o sonho de muitos craques por pura inveja. Por ter a certeza que os meninos colocados de lado por eles, alcançariam muito mais sucesso como jogadores de futebol profissional do que eles alcançaram. Ser um muro na vida de um menino promissor para o futebol, que não oferece parte do seu passe para um técnico ganancioso nas divisões de base de um clube qualquer, pode ser a equação de uma matemática perfeita para que um menino com um futuro brilhante, desista do sonho de ser jogador profissional de futebol em um instante. Infelizmente existem técnicos de futebol espalhados pelo mundo que sentem prazer em matar os sonhos de meninos que são craques de futebol, se não puderem levar a sua parte para colocarem eles na vitrine. Caso contrário, geladeira neles! Essa é a regra!

A verdade é que pessoas sem nenhum escrúpulo ou sensibilidade que infelizmente comandam o futebol, só pensam em dinheiro e lucro, esquecendo-se que cada jogador de futebol é antes de tudo, um ser humano com sentimentos, qualidades e defeitos como qualquer um.

Faço um apelo aos clubes de futebol do mundo que se ainda existir alguma sensibilidade no coração de algum dirigente, que dê uma chance para o meu filho Weksley de 20 anos. Estou apelando a qualquer clube que queira contar com um jogador que atua com desenvoltura em três posições: volante, meia-atacante e atacante, ambidestro, com chute potente, e excelente garçom. Sabe ocupar os espaços em campo vindo de trás para tabelar, dar assistências e fazer os gols que o time necessitar. Seria um excelente camisa 10 para qualquer clube, posição ambicionada e pouco encontrada no mercado da bola. Tem 03 títulos conquistados pela Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce (02 Sub-17 e 01 Sub-20).

Eu como pai, que acompanho a carreira do meu filho há dez anos, estou à procura de um clube que o profissionalize e o respeite como ele merece. A resposta ele dará dentro de campo com certeza, superando todas as expectativas daqueles que nele confiarem. Eu aposto! Quer apostar?

A única coisa que peço nessa carta, é para não sermos tratados novamente como fomos tratados pelo São Paulo Futebol Clube em agosto de 2013, que pela grandeza e história do clube não deveria subestimar a nossa inteligência, quando convidou o meu filho para um teste relâmpago com garotos de todo Brasil e teve a cara de pau de dizer que ninguém havia sido aprovado. Clube que respeita o ser humano não faz teste relâmpago sem aprovar ninguém. Valoriza o atleta individual e calmamente por um período satisfatório e necessário, descobrindo o potencial que cada um tem. De que adiantou o nosso sacrifício naquela ocasião para conseguirmos dinheiro para as passagens com os amigos? De que adiantou a prima Alda e o seu esposo Antonio de São Paulo nos fornecerem carinhosamente hospedagem na sua casa? De que adiantou os primos nos levarem com sacrifício ao CT do São Paulo Futebol Clube em Guarapiranga para um teste que nunca existiu?

Isso não se faz São Paulo Futebol Clube! Para apagar a má impressão, vocês deveriam oferecer um teste sério para o meu filho, onde ele fosse avaliado individualmente e respeitosamente como um clube de respeito que julgava e ainda julgo ser o São Paulo Futebol Clube.

A verdade, é que eu e o meu filho naquela ocasião nos sentimos os mais perfeitos otários, coisas que nunca fomos e nunca seremos. Reclamar com quem? Recorrer a quem?

Se existir no mundo do futebol um dirigente sério e sensível e que gostaria de ter um craque e um homem de bem atuando pelo seu time e queira profissionalizá-lo após os devidos testes para comprovar a sua competência como craque, é só entrar em contato conosco através do e-mail: antonioalvestalentos@bol.com.br ou através dos telefones 27 3253-4172 / 27 997932410.

Eu vou ficar aqui aguardando, na esperança de encontrar um dirigente sério a me contatar, ou confirmar a minha certeza de que os dirigentes sérios já se extinguiram e só pensam em dinheiro, onde jogador é uma simples mercadoria e onde os sonhos dos meninos que se sacrificam tanto na base para se profissionalizarem não passam de excrementos fecais, algo absolutamente sem nenhum valor.

PARA WEKSLEY, O MEU FILHO CAMPEÃO

Desde muito pequenino...

Você sabe o que quer!

Ser craque da bola é o seu destino...

Luta, persegue, prossegue com fé!

Muitas barreiras você já enfrentou...

Fazendo do seu sonho uma realidade!

Debaixo das asas da DESPORTIVA FERROVIÁRIA se abrigou...

Hoje és atleta juvenil e campeão estadual, que felicidade!

Desejo a você meu filho vencedor...

Que O Deus Criador proteja e o livre de todo mal!

Que Ele o cubra com o Seu manto de amor...

E que o seu destino seja sempre a vitória no final!

Que aqueles que quiserem o seu mal, mal encontrem...

Que aqueles que quiserem a sua derrota, sejam derrotados!

Os que quiserem vê-lo feliz, que felicidade alcancem...

Os que provocarem a sua tristeza, que por ela sejam alcançados!

Que os que te derem oportunidades, a vida lhes abra as portas...

E os que lhe fecharem as portas, a vida lhes feche as portas também!

Que a sua felicidade seja reta, sem estradas tortas!

E que espalhes onde fores, amor, luz, felicidade e o bem!

Você é um filho de ouro...

Que sempre trouxe e traz orgulho e alegria ao meu coração!

Você é um dos quatro tesouros!

Os outros: a sua mãe, a sua irmã e o seu irmão!

Tesouros que O Deus Criador me emprestou...

E a vocês minha família me empresta certamente!

É Esse Deus que faz de mim o que sou...

Pó esperando virar pó de forma consciente!

Siga o seu caminho meu CAMPEÃO...

Com Deus no coração seja sempre um vencedor!

Sendo sempre humilde em qualquer ocasião...

Jamais lhe faltarão felicidade, amizade, respeito e amor!

Ser realmente um vencedor já lhe ensinei...

É buscar e andar sempre na luz!

É andar incessantemente na companhia do Rei...

Tendo a paz no coração que oferece Jesus!

Nota do Autor: Homenagem ao meu filho Weksley Lucas de Sousa Alves pela conquista do título de Campeão Capixaba de Futebol Sub-17 (Juvenil) no dia 16/06/2013, defendendo a ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA FERROVIÁRIA VALE DO RIO DOCE.

WEKSLEY é também título de uma música que fiz para ele no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=NtO9HgGAOLQ

Que Deus abençoe a todos!

Antonio Alves

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 08/09/2016
Reeditado em 08/09/2016
Código do texto: T5754608
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.