OFICINA DE EXPRESSÃO LITERÁRIA

                      DO

         LICEU NILO PEÇANHA-NITERÓI

                                                          

Novamente aqui estamos, para apresentar nosso 4º livro, resultado do trabalho realizado pela Oficina de Expressão Literária do Liceu Nilo Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha, no ano de 1991.

 

Chegamos ao final do ano com um saldo extremamente positivo e animador, consolidando assim os objetivos da Oficina traçados no seu projeto inicial implantado pela Prof.ª Lúcia Helena de Oliveira Vianna , no ano de 1986.

 

     Nossa Oficina, gratuitamente aberta aos alunos, ex-alunos e ao público da comunidade de Niterói, é um espaço onde se deseja o encontro de pessoas de diferentes idades e diferente formação escolar e profissional, de modo a promover a integração dessa diferenças através da atividade criadora da Língua, um lugar onde aquele que goste de escrever possa fruir o prazer de pôr em prática sua vocação literária, enquanto simultaneamente vai desenvolvendo sua capacidade de “olhar” e “ver” e, no trato com a Língua, vai igualmente aprendendo a dominar os mecanismos internos da escrita e combinando-os, segundo sua perspectiva crítica da linguagem.

 

A Oficina atua sobre todos como um projeto de alcance educativo e formativo muito maior do que se possa à primeira vista imaginar.

 

Aos poucos, este projeto vem merecendo a confiança e a admiração dos mais céticos, à medida que se pode produzir algo novo e bom, mesmo quando as condições que nos rodeiam são adversas.

 

E é uma questão de justiça reconhecer, mais uma vez, que o apoio e o entusiasmo de nossa Diretora, Prof.ª Maria Yvonne Valladares do Amaral, têm sido um fator importantíssimo à edificação de nosso trabalho na Oficina.

 

Acreditamos no nosso trabalho, estamos seguras de que a Oficina Literária do Liceu tem aberto a todos que a procuram um novo horizonte. E manifestamos aqui a nossa a nossa alegria ao vermos este projeto se desenvolvendo, lento, mas seguramente. Conseguimos construir algo de bom  que, realmente, tem levado nossos alunos a se interessarem pelo ato de escrever , através de múltiplas e divergentes provocações e respostas.

 

E assim procuramos passar ao nosso jovem uma nova percepção de vida, onde aprende a fazer amigos e a compreender melhor os seus problemas.

 

Entretanto, é de fundamental importância que os órgãos responsáveis pela Educação compreendam a necessidade de a escola pública proporcionar ao jovem em formação oportunidades para que ele desenvolva

 suas potencialidades críticas, emocionais e existenciais, pois, o verdadeiro sentido da democracia passa pela decisão de permitir a todos oportunidades que redimensionem suas perspectivas de vida.

 

Assim sendo, esperamos contar com a confiança e o apoio de nossos superiores hierárquicos, para continuarmos expandindo este nosso projeto.

 

A Oficina é um incentivo válido e muito grande, pois, estimula os jovens a escreverem despertando grandes valores, com um enorme desempenho e uma participação muito ativa.

Surgem, então, as grandes transformações...

Surgem os nossos “POETAS NOVOS”...

E surge a nova “SOCIEDADE DOS POETAS NOVOS”...

 

                                    Alda Corrêa Mendes Moreira

           ( Coordenadora da Oficina de Expressão Literária)

                    Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha 

                                                         (Carta Prefácio)

Alda Corrêa Mendes Moreira
Enviado por Alda Corrêa Mendes Moreira em 27/07/2007
Reeditado em 21/11/2008
Código do texto: T582072