Carta de Avaliação da Disciplina

Prezada Coordenadora,

Esse momento de retorno, após tantos anos, como Aluno Especial de uma Disciplina no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente foi de grande emoção, reforçando o sentimento de saudosismo pelas boas lembranças vividas nessa Instituição.

Contudo, deixando a emoção e o forte saudosismo um pouco de lado, de maneira breve, apresento considerações gerais sobre o Módulo I da Disciplina “Grandes Projetos e Governança Socioambiental”.

A oferta dessa Disciplina “Grandes Projetos e Governança Socioambiental” foi realmente acertada, pois a pertinência de sua Ementa em relação à proposta do curso mostra-se totalmente adequada.

Pela enorme bagagem de vivência profissional com o tema, eu tive inicialmente a impressão de que a Disciplina seria monótona e insossa, no entanto a abordagem do conteúdo superou enormemente as minhas expectativas, e também dos colegas com os quais partilhei opiniões/sentimentos.

O grau de dificuldade encontrado no cumprimento de tantas tarefas, em aprofundamento ao conteúdo extremamente complexo, num prazo exíguo, foi deveras desafiador e ao mesmo tempo motivador, reforçando a importância de se buscar constante crescimento/aprimoramento, com superação de limites pessoais, profissionais e intelectuais.

A docente apresentou vasto conhecimento sobre os assuntos tratados, o que se mostra condizente com sua ampla experiência acumulada durante muitos anos dedicados à pesquisa e gestão da biodiversidade.

Uma disciplina dessa natureza, com tamanho volume de informação/conhecimento, contribui preponderantemente na formação intelectual dos privilegiados discentes que puderam cursá-la.

É certo que os conteúdos e reflexões aqui vivenciados durante a Disciplina terão enorme aplicabilidade na prática como ambientalista do IBAMA.

Infelizmente, o tempo (uma semana – 15 horas/aula) foi pequeno para esse Módulo. Na verdade, acredito que só esse Módulo, pela qualidade e variedade dos temas abordados, já seria suficiente para abarcar toda a Disciplina, devendo apenas ser estendido de forma detalhada ao longo das três semanas – 45 horas/aula.

A docente manifestou no primeiro dia de aula que estava inaugurando sua atividade à frente de uma turma de alunos. Felizmente, não deixou nada a desejar para uma primeira vez. Até imagino que, caso não fosse comentado tal fato, a professora receberia facilmente a opinião geral de se tratar de alguém com longa experiência em sala de aula. Foi realmente surpreendente e extremamente proveitoso. Parabéns!!!

Fortaleza – CE, 25 de janeiro de 2017.

João Vale dos Santos

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Maio de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 04/05/2017
Reeditado em 04/05/2017
Código do texto: T5989545
Classificação de conteúdo: seguro