Meu pai e as 29 cartas de dezembro. Dia 13 de dezembro.

É pai, não quis na última carta lhe colocar como um homem que errou gravemente, mas, que como ser humano, estamos aptos a erros, tive uma experiência multiplural junto ao senhor.

Diria com toda certeza de que o senhor nunca nos deixou que faltasse algo, mas, como toda regra a excessão, uma vez nos faltou a carne na mesa, comemos ovos, mas, seria, muito injusto dizer que sobre sua guarda conheci a fome, isso nunca.

Talvez tenha havido a fome, de comunicação, entre nós. O senhor era muito discreto em relação a seus problemas, praticamente sussurrava e se lamentava aos seus santos e crenças, mas, nunca deixou transparecer dificuldades.

Porém, um certo dia, minha mãe estava chorando no terraço, o senhor havia sido áspero com ela por conta de uma fatura que havia deixado de ser paga, não recordo bem, se era do serviço de água ou fornecimento de energia, o fato, nessa época, eu, já tinha renda, logo, no dia seguinte, fiz uma linha de crédito e quitei a fatura, o senhor levou aquilo como uma ofensa a seu ego e no dia após o fato, quando acordei, encontrei o carne da financeira completamente quitado e junto um agrado para mim.

Como sempre, crescia minha admiração por sua pessoa.

Recordo ainda que tive um problema com um de meus irmãos que após o divórcio deixou alguns pertences em nossa casa, incluindo um aparelho de vídeo cassete, eu, usei, com o consentimento dele, porém, uma fita prendeu, pedi a meu irmão mais velho para retirar a fita e ele quebrou o lacre da garantia, o dono do aparelho, se chateou e entrou em atrito comigo, o que me fez, comprar um novo e até mais moderno, de tão chateado que fiquei, aproveitei e comprei um reprodutor de DVD, na época caríssimo, meu maior problema é que tal tecnologia não era compatível a minha TV, então, o senhor me deu o dinheiro para comprar um adaptador, que ,comprei e não serviu. Quando fui devolver seu dinheiro o senhor não aceitou, então, como estava próximo meu aniversário, mamãe me acordou e disse que o senhor pediu que eu a acompanhasse a um passeio, fomos a uma loja e tive a liberdade de comprar uma TV com mais polegadas e tecnologia compatível, isto com pagamento a vista.

Não, pelo presente, mas, o senhor, sempre foi muito exemplar.

As cartas vão continuar.