A amizade madura

A amizade madura

O texto não é meu. Tirei da pág Projeto 60 anos. Mas traduz o meu pensamento.

"A amizade madura é bem diferente daquela que eu imaginava anos atrás.

Eu, na minha infantilidade, pensava que amizade era estar sempre próxima, falar com frequência, dividir todas as estações.

E que surpresa boa descobrir que não necessariamente é assim.

A amizade madura, por vezes, é justamente o oposto.

Ela é livre de cobranças, não tem o peso das obrigações da vida.

A amizade madura escuta "já te ligo, ocupadíssima agora."

E a ligação é retomada 9 dias depois.

A amizade madura mantém contato diário ou some por anos.

Ela pode estar no reencontro inesperado "cara que saudades, casei, tive filhos e você?"

A amizade madura sabe que há épocas na vida onde você dá, dá, dá, e outras onde você recebe, recebe, recebe.

Mas que no final das contas, na longa jornada, a balança se alinha.

Porque a amizade madura se entende. No consolo, na risada, na ausência, no abraço, no puxão de orelha.

Amizade madura é gostosa, fácil de levar.

A amizade madura está no "pô que sacanagem, por que você fez isso?"

E também no "desculpa, pisei na bola".

A amizade madura pode perdoar instantaneamente ou precisar de alguns anos para sarar.

A amizade madura mora na mensagem depois de tempos sem se falar "ei, sonhei com você, tá tudo bem?"

A amizade madura respeita as diferentes fases da vida.

Há amigas com filhos, amigas solteiras, amigas focadas na carreira.

A amizade madura é aquela que revive recordações cada vez que se encontram:

"Lembra aquela vez quando a gente __?"

E as risadas rolam soltas e viram lágrimas de riso.

A amizade madura pode ser reservada, mas pode atingir níveis astronômicos de intimidade:

"Lembra quando fiquei sem grana até pra comprar pão?"

A amizade madura se entrelaça na sua história, se mistura com sua essência.

É especial porque é a mais livre dos arbítrios.

É escolher manter no coração alguém que se não fosse pela amizade, seria apenas mais um estranho destes que a gente vê no cruzamento.

Sim, a amizade madura é uma escolha, sem interesses, sem segundas intenções ou lenga lenga.

É uma decisão nossa, íntima.

E é isso que faz dela tão forte que nem o tempo, nem a distância, e nem as curvas da vida conseguem apagar."

Marília
Enviado por Marília em 03/03/2018
Código do texto: T6269773
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.