Sobre ser mulher em pleno século XXI

"A história da mulher é a história da pior tirania que o mundo conheceu: a tirania do mais fraco sobre o mais forte".

(Oscar Wilde)

Engraçado como ainda hoje - aliás, especialmente hoje, dia internacional da mulher - em pleno século XXI, tal frase ainda se faça verdadeira. Tão verdadeira quanto o fato de eu (e com certeza você também) ter recebido muito mais mensagens machistas, piadinhas nos diminuindo ou nos zombando pelo fato de sermos mulheres, nos comparando a baratas e cervejas (entre muitas outras coisas), do que reais felicitações.

Meu amor, ser mulher é muito mais do que só ter uma vagina, é muito mais do que ter seios ou usar batom. Ser mulher é ser forte mesmo nos momentos de maior fraqueza. Ser mulher é sorrir quando o mundo está desabando, quando o fardo está pesado, quando a lágrima insiste em cair. Ser mulher é ter coragem, garra, gana, força... é ter medo de sair a noite e ser estuprada mas sair assim mesmo só porque quer.

Ser mulher vai muito além de um corpo modelado (pelos lanches ou pela academia, tanto faz), ser mulher é ter os sonhos modelando um sorriso, é ter a responsabilidade modelando os horários, é aguentar um homem fazendo piadinhas e tentando "adestrar" a mulher ou seu senso de humor.

Ser mulher é ser subestimada todos os dias pelo simples fato de ter uma vagina, é ter sua inteligência sendo medida pelo número do sutiã, é ter seu valor sendo medido pelo tamanho de sua saia e seu caráter pelo tamanho de sua calcinha.

Ser mulher é ter peito de se livrar de um relacionamento abusivo, é denunciar o companheiro (marido, amigo, amante, estranho) que a agrediu física e/ou psicologicamente. Ser mulher é assumir para a sociedade hipócrita e machista o seu ponto de vista, sua opinião e sua orientação sexual, seja ela qual for, e aguentar as consequências sociais disso. Ser mulher é assistir a um pornozão e se satisfazer sozinha.

Ser mulher é ser doce, meiga, carinhosa, bela, recatada, do lar e de onde bem quiser e entender.

Ser mulher é abrir mão de seus próprios sonhos porque descobriu uma gravidez, é criar novos sonhos sobre as ruinas dos antigos e chorar de emoção ao ver o quanto foi forte por fazer isso. É passar noites em claro seja porque o filho está ardendo em febre ou porque a balada "tava boa pra caralho".

Ah! Ser mulher é aguentar julgamentos só por falar palavrão, beber cachaça e se sentar num barzinho para beber cerveja.

Ser mulher é algo impossível de descrever. Então, amigo infeliz que compartilha piadinhas que só fazem nos subjugar, não pense que nos diverte e nem que consegue nos humilhar porque ser mulher é muito maior do que o seu micro-cérebro (que oportunamente nunca é julgado pelo tamanho do seu pênis ou só pelo fato de possui-lo) é capaz de sonhar.

Seu pênis, ou o fato de possuir um, jamais me humilhará só por eu possuir uma vagina.

Ser mulher é um estado de espírito, de perfeita harmonia entre o caos e o reino da paz.