FELIZ ANIVERSÁRIO... MÃE!

Se estivesse aqui, estaria completando 74 anos...

Ainda consigo me lembrar de alguns momentos ao seu lado: das sombras na parede que fazia com as mãos, da festa de aniversário em que ganhei vários estojos de lápis de cor, do passeio de teco-teco, do peixinho preto que mordeu o meu pé em uma praia deserta, de você pedalando na bicicleta e eu, de pé, segurando seus ombros, na garupa.

Lembro dos pastéis aos domingos, de bala Juquinha, mariola, Ki-Suco e refrigerante Mineirinho. Lembro de Vila Sésamo, Nacional Kid, Capitão Asa e Topo Gigio.

Lembro que você gostava de ouvir Maysa, Dolores Duran, Nelson Ned, Paulo Sérgio, Gal Costa, Antonio Marcos e Marcio Greyck.

Lembro das dificuldades de uma mulher jovem, desquitada e com duas filhas. Mesmo assim, estava sempre rindo e tentando nos agradar com atenção e cuidado.

Lembro do final de semana que você avisou que iríamos para a casa da vovó, porque faria uma cirurgia antes do Carnaval, que era a sua data preferida.

Era Janeiro de 1973 e você tinha 28 anos.

Era noite quando vovó veio nos buscar. Você me deu um beijo na testa, disse que voltaria logo.

Dois dias depois, nos despedíamos em um dia cinza, em que me senti vazia e perdida.

...

Mãe... Agora bateu forte e não consigo mais escrever.

Ainda tenho 8 anos quando penso em você.

Feliz aniversário! Saudade...