Carta ao Gilberto

Desde que eu era pequeno, por volta dos meus cinco anos de idade. Vi você como o maior e mais forte homem do mundo! Parava por horas calado... Ouvindo você falar...

Eu sempre quis só a tua presença, eu me sentia protegido estando ao seu lado... Você sempre foi meu exemplo de homem forte, a mão que ia se estender quando eu precisasse, ou que ia me corrigir quando fosse necessário...

Eu me lembro quando você viajava para o Paraguai e sempre trazia coisas legais... Meus bonecos dos cavaleiros do zodíaco, e a sanfona que eu nunca toquei porque escolhi errado... Me lembro da sua Brasília vermelha que sempre levava a gente pra feira no domingo...

Onde eu comia pastel... E você sempre era o centro das atenções... Com sua linda voz... Seu corpo arduamente preparado... Sua vaidade me fazia querer ser você... Mas sempre ficou bem claro que eu nunca irira conseguir... Porque você sempre foi o mais forte...

Filho de ogum... A gente se espelha tanto no pai que as vezes quer ser como ele... E fica lutando pra ser sempre o melhor... Mas isso é ilusão... Quando a gente é melhor que todos... estamos sempre acima deles... E eles... Aqueles que nos amam se afastam da gente... porque se acham inferiores a nós...

Eu sou devoto de ogum... sempre fui... Mesmo sendo filho de Oxaguiã, mas quando eu pensava em me espelhar em ogum... De tal forma que admiro você... Que via em você o próprio ogum...

E perseguir seus passos pela sua aceitação era a única coisa que importava para mim.. Ser você... Ter sua profissão que vocês sempre conseguiu fazer com que a gente se encantasse por ela...

Isso se declinou quando eu vi que você já não seguia mais o exemplo de ogum... e sim de uma pessoa que se diz deificada... Temos a mesma fé... o mesmo sentimento... Mas... há coisas que você não viu porque lhe foi vedado conhecer... E o conhecimento neste lugar é uma coisa proibida... Perceba que há coisas que são ditas jamais se poder conhecer... POR QUÊ?

Por quê não ser pode conhecer? Por que não podemos ler? Por quê não podemos ir lá? Por que não podemos conhecer outros cultos? Por que não podemos nos integrar ao restante da comunidade afro brasileira, que não é só este terreiro! Existem milhares de cultos e ritos... E tudo o que eu fiz durante todos estes anos foi perseguir o entendimento do que é ser negro no Brasil... Porque não dá pra ficar na academia... Precisa-se viver a cultura... Isso foi a Sandrinha que me ensinou...

Nós precisamos degustar de cada sabor de cada lugar... De cada toque carinhoso, do clima, dos sabores agradáveis ou amargos... Precisamos despir-se de nosso próprio “eu”, precisamos nos limpar de nossos valores, exterminar o nosso olhar. Esta é a palavra... Exterminar o nosso olhar!

Quantas coisas eu vi Padrinho... Quantas coisas eu vi...

Nós vivemos num país que se intitula cristão... Mas tem pouquíssimos cristãos, pra não fechar conceito e parecer arrogante. Eu digo isso naquele conceito do pensamento de Nietzche que diz que o último cristão morreu na cruz, porque para ser CRISTÃO é necessário seguir o exemplo de Cristo...

Cristo nunca virou a outra face, nunca abandonou sua ideia, morreu por ela! E sempre soube desvirtuar o pensamento dos agressores com reflexões... A estratégia da ironia de Sócrates!

Quando temos uma lei conflitante... Havemos de refletir... Isso é coerência baseada num princípio simples da lógica aristotélica... O que é, é!

Logo... O Ensinamento deixado por Cristo em suas atitudes (não o que disseram sobre ele, porque o primeiro evangelho foi escrito quarenta anos depois que ele morreu, ou seja, o primeiro homem que escreveu sobre Cristo, nem o conheceu), que é o único exemplo no qual um Cristão de verdade pode se espelhar é nas atitudes de Cristo... Não nos dogmas costumes e rituais que nos impõe a religião.

Porque o mandamento principal e único que Cristo deixou foi:

Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo

Isso é transcendental! Ninguém nunca pensou nisso na história da humanidade! É por isso que ele é tão bom! Na época vigorava na nação hebraica a legislação judaica que era basicamente o decálogo e mais alguns textos esparsos... Não existia ainda o Talmude (O livro sagrado dos Judeus) que só foi surgir na década de setenta depois de Cristo... E os dez mandamentos a gente sabe... Compridos e chatos... Podemos dissertar sobre cada um:

Eu sou o senhor teu Deus, não há outro Deus

Isso aqui é uma menção clara ao que os Judeus viveram durante todo o período em que foram escravizados no país de um e de outro! Na época o Direito era Teocrático, então o Deus vivo (O Faraó que se intitulava o Hórus vivo!) Determinava quais eram as leis a serem respeitadas...

Da mesma forma na Babilônia e para parar de colocar o oriente médio como centro máximo da razão... E de forma resumida... TODO POVO SEMPRE TEVE SEU DEUS ou DEUSES!

Acho muita arrogância dizer que os Hebreus são o povo escolhido por Deus... Justamente por isso! Eles foram escolhidos pelo Deus que eles inventaram e convenceram o resto do mundo de que o Deus deles era mais fodão que o de todo o mundo!

E onde estava o Deus deles em todos os períodos da história? ELES SEMPRE VIVERAM EM GUERRA! Isso é Deus ou o mal personificado?

É como Nietzche falou, cada povo inventa seu Deus de acordo com sua necessidade...

Próximo Mandamento

Terás um dia na semana para descanso e recolhimento

Isso é mandamento divino ou lei trabalhista? Vamos refletir... Fica clara a intenção de estipular leis, baseado no jusnaturalismo que entende que toda lei e todo conhecimento provém de Deus! Logo... Antes da revolução francesa se tinha a visão de que a soberania pertencia à figura do rei... Porque a legitimidade legal provinha do discernimento de Deus!

Logo... Isso é uma coisa idealizada por um só, que se intitulou representante de Deus ou alegou falar com Deus e apôs como norma social de regulamentação das formas de trabalho!

Não farás imagens quaisquer para as adorar

Por que? Por que? Por que? Será que nós não temos mais nem o direito de expressar em imagens o que sentimos por alguém, ainda mais alguém supremo que é um Deus?

Não é isso... Obviamente não é... O caso é que é melhor e mais fácil prometer algo tão supremo que não se pode imaginar do que uma obra de arte imaginável feita por mãos pouco habilidosas que podem expressar um Deus feio e de compreensão obsoleta...

Algo como... NOSSO DEUS É TÃO PERFEITO QUE NÃO PODE SER REPRESENTADO POR MÃOS HUMANAS...

Como alguém criado por nós pode ser irrepresentável?

Isso que eu digo, chamo de alguém, por que é apenas um personagem...

O que chamo de algo é uma essência transcendental que criou tudo isso e que os maçons chamam de G.A.D.U, ou Grande Arquiteto Do Universo.

Talvez seja impossível imaginar o mundo de um acaso, ou imaginar que tenha sido criado por alguém... Ou, talvez não tenhamos ainda vislumbrado qual a realidade disso tudo.

Einstein dizia que a física é a linguagem de Deus para a sua criação...

Enéas Carneiro discorreu sobre a linguagem de Deus na genética e o quanto a mente do homem teria de trabalhar, e chamou isso de perfeição.

Não pronunciarás em vão o nome de Deus

O que eles quiseram dizer com EM VÃO?

Ajuda do Dr. Aurélio:

1 - Deslocar-se até um lugar para lá permanecer.

2 - Deslocar-se a um local para fazer algo.

3 - Andar, caminhar, seguir.

4 - Ter certo lugar como destino.

5 - Ser usado com determinado propósito.

6 - Formar um conjunto harmonioso.

7 - Abranger, estender-se.

8 - Investir, chocar.

9 - Tomar parte em.

10 - Ter decorrido ou passado.

11 - Seguir junto.

12 - Agir de determinada maneira.

13 - Escolher determinada profissão ou área de estudos.

14 - Frequentar; ingressar.

15 - Deslocar-se até um lugar para lá permanecer.

16 - Deslocar-se a um local para fazer algo.

17 - Ter certo lugar como destino.

18 - Ser usado com determinado propósito.

19 - Formar um conjunto harmonioso.

20 - Abranger, estender-se.

21 - Investir, chocar.

22 - Ter decorrido ou passado.

23 - Agir de determinada maneira.

24 - Escolher determinada profissão ou área de estudos.

25 - Frequentar; ingressar.

26 - Passar ou ser levado de um lugar para outro, afastando-se.

27 - Ser enviado.

28 - Ser enviado.

29 - Morrer.

30 - Deixar um local.

31 - Desaparecer ou deixar de funcionar.

32 - Deslocar-se até um lugar para lá permanecer.

33 - Deslocar-se a um local para fazer algo.

34 - Andar, caminhar, seguir.

35 - Ter certo lugar como destino.

36 - Ser usado com determinado propósito.

37 - Formar um conjunto harmonioso.

38 - Abranger, estender-se.

39 - Investir, chocar.

40 - Tomar parte em.

41 - Ter decorrido ou passado.

42 - Seguir junto.

43 - Agir de determinada maneira.

44 - Escolher determinada profissão ou área de estudos.

45 - Frequentar; ingressar.

46 - Símbolo químico do irídio.

47 - Foro.

48 - Costume, forma.

49 - à for de: à moda, segundo o costume.

50 - Morrer.

51 - Deixar um local.

52 - Deixar um local.

53 - Desaparecer ou deixar de funcionar.

54 - Passar ou ser levado de um lugar para outro, afastando-se.

55 - Símbolo químico do irídio.

56 - Usa-se, seguido de um verbo no infinitivo, para indicar tempo futuro ou passado.

57 - Usa-se, seguido de um verbo no infinitivo, precedido pela preposição a, ou seguido de um verbo no gerúndio, para indicar duração.

58 - Usa-se, seguido de um verbo no infinitivo, para indicar tempo futuro ou passado.

59 - Usa-se, seguido de um verbo no infinitivo, precedido pela preposição a, ou seguido de um verbo no gerúndio, para indicar duração.

60 - Estar a evoluir de determinada maneira.

61 - Dirigir-se para algum lugar em determinado estado ou situação.

62 - Estar a evoluir de determinada maneira.

63 - Dirigir-se para algum lugar em determinado estado ou situação.

64 - Estar a evoluir de determinada maneira.

65 - Dirigir-se para algum lugar em determinado estado ou situação.

66 - Ser enviado

Por que não pronunciar em vão? E aí você pode dizer que o contexto semântico da palavra se modificou pelo uso popular... Então... Se se modificou e se ressignificou... Qual é o significado? Que fica a bel prazer de quem “pregar”, dizer o significado que acredita de acordo com sua mente esquizofrênica?

Esses dias um colega meu do trabalho veio me falar de vidência... Achei engraçado... Por que já não acredito nessas baboseiras...

Perguntei a ele:

- Você vê essas coisas acordado ou dormindo?

Ele respondeu:

- Dormindo.

Então eu disse!:

- Então isso é sonho!

Ele me olhou com um tanto de desdém e respondeu mexendo a cabeça como uma naja entediada:

- E se fosse acordado você diria o que?

Sem hesitar e com ar de ironia respondi:

- Crise de esquizofrenia!

É... É como a mesma história do Oráculo de Delphos... Se Leônidas não tivesse ido para a guerra... Todo o nosso mundo civilizado ocidental não existiria... Seríamos todos Persas... Ou escravos deles... Não se sabe qual seria o rumo de uma história alternativa!

Honrarás pai e mãe

O que é honrar? Felizmente para uns e infelizmente para outros, precisamos nos guiar por algo, e, como disse um grande mestre, seu Antônio, grande mestre, capoeirista, poeta, como um português impoluto (palavra que eu aprendi com ele) bohêmio (o que define muitas coisas que precisam ficar em oculto pelos padrões sociais), um homem muito louco ao qual, ele, em momentos de abstinência o chama de “O OUTRO”, ao qual atribui características que estereotipadamente nomeiam de vulgares, depreciativas, pecaminosas, baixas e outros adjetivos mais: É O QUE TEMOS.

E, de acordo com o Dr. Aurélio Buarque de Holanda (Alagoano, diga-se de passagem, coisa que muito devemos, todos da família, orgulhar-nos):

Definição de Honra:

1 - Fazer honra a.

2 - Conferir honras a.

3 - Distinguir.

4 - Enobrecer.

5 - Prestar veneração a.

6 - Ilustrar.

7 - Pagar o saque feito por (uma firma).

8 - Sentir-se lisonjeado.

9 - Reputar como honra.

10 - Prezar-se.

O verbo honrar significa conferir honra, ou seja, como o verbo representa uma ação, conferir ação ao substantivo abstrato honra, significa tornar alguém honrado.

Olhe a definição da palavra HONRA... é simplesmente IMPOSSÍVEL conferir isso a alguém... Isso é altamente pessoal, ou a pessoa escolhe ter honra, ou escolhe não ter...

O que parece é que o entendimento de HONRA nos mandamentos mosaicos passou a ser entendido nos dias atuais como: Dê privilégios de quem tem honra a teu pai mesmo que ele não mereça!

Então os pais... No mundo JUDEU o que abrange a essência do pensamento, mesmo que de forma equivocada, Cristão e Muçulmano, São a grande divindade, a ponto de as pessoas sacrificarem seu próprio sucesso e sanidade mental por conselhos errôneos de uma autoridade inexistente que se impôs divina!

Algo que se deve pensar é que NINGUÉM neste mundo está tão certo a ponto de ser incontestável... Isso define a sanidade mental ao passo que começa a te libertar de algumas amarras mentais que nos fazem imaginar que seres terrenos são divinos e estão sempre certos.

Este é um grande pecado da academia brasileira... Alguém que alguns disseram que pensava da forma correta é inconteste! Isso é nada mais que uma falácia de autoridade!

A Matrix vem conferindo, a cada um, autoridade para alguma coisa independentemente das vontades e anseio populares para que o mercado consiga continuar produzindo e vendendo o que eles querem, enquanto os bancos ganham dinheiros exacerbados com os juros resultantes da miséria e sofrimento popular!

E simplesmente ao dar o primeiro passo muita gente recua na luta e passa a pensar em si próprio e convence-se de que venceu na vida!

Venceu de quem? De quem foi mal avaliado num processo seletivo? De alguém que só disse a verdade, mesmo que de forma tímida enquanto este vencedor mentiu artisticamente? Venceu o que?

Dizemos que vencemos quando enfrentamos uma guerra... E uma guerra disputamos contra inimigos! E é assim que nos vemos uns aos outros? Como inimigos naturais? Todos os dias? Na hora de entrar no metrô, na fila da comida, do caixa eletrônico, no trânsito...

Inimigos? Por que? Se é mais prazeroso sermos amigos e fazermos um ao outro feliz... Sem preconceitos rusgas ou ressentimentos... Por que não ser feliz? Porque acreditamos na mentira do sistema de que se fizermos exatamente o que eles mandam seremos melhores que os DESOBEDIENTES?

OBEDIÊNCIA é o lema de preservação da integridade física e mental de um escravo!

Se o escravo obedece ele não apanha... Não importa o quanto ele sofra na lavoura, o que vai reduzir sua vida útil e produtiva ao extremo e vai causar-lhe tantos danos físicos e psicológicos que vai condenar a sua velhice a ponto de morrer trabalhando.

TRABALHO? O Tripalium romano, instrumento de tortura... Por que ter orgulho de se dedicar a isso? Podemos sim... Haver como uma necessidade para a construção da sociedade... Mas isso também pode ser muito, muito, muuuuiiiito mais leve!

Antes de obedecer precisamos pensar... Pois se estivermos sendo governados por déspotas cruéis, “se dar mal” é uma questão de tempo... A partir daí sua preocupação deve ser com o como se dar mal e qual será sua imagem perante a história quando toda a verdade aparecer...

Por isso eu acho que equivocado este verbo: “HONRAR”! Honra é uma coisa intrinsecamente íntima e pessoal, não pode ser conferido por outrem.

Não matarás

Difícil de entender... As mesmas pessoas que se dizem tão cristãs e dizem defender os princípios divinos pregam violência e tortura abertamente no Congresso Nacional e nas ruas...

É necessário perceber que matar não é somente extirpar a vida de alguém... É submetê-la a tal condição que seja impossível viver com dignidade, pois viver sem dignidade não é vida, é SUBVIDA, é algo de SUBSISTÊNCIA...

Como esses que se dizem cristãos tomam tudo de todos inclusive a possibilidade de sonhar?

Porque todos mentem de alguma forma para você! Quando somos crianças vemos nos desenhos os exemplos de família e amores perfeitos com a definição única de FELIZES PARA SEMPRE!

Quem chegou a isso? Isso é impossível numa sociedade taxada por valores morais antinaturais em que a religiosidade transforma as pessoas em zumbis que são incapazes de enxergar o que está claro e evidente em sua face, na tentativa inútil, ilusória e devastadora de tapar o sol com a peneira!

Tudo isso é pra manter o controle sobre as mentes... Acalmar os oprimidos na tentativa de conter o ódio social que está vivo, porém adormecido no coração de cada brasileiro injustiçado.

Aí prometem um casamento perfeito, filhos adoráveis, uma casa bonita, um trabalho feliz, netos, e etc.

Logo na sequência isso transporta o proletário para um abismo de dívidas, desilusões, perturbações, sofrimento, até alcançar o conformismo, o abandono e a desesperança.

E ainda te põe falsos valores morais na cabeça para que lute de forma desarmada contra eles, te proíbem moralmente de ler Maquiavel, porque eles sabem que se nós conhecermos estaremos de igual para igual.

Não te ensinam a planejar... Ensinam que DEUS PROVERÁ! Por que? Porque os homens do domínio que se acham Deuses, por hora batem e por outra assopram... Pra que você acredite que suas orações fizeram o coração deles amolecer.

É tudo planejado...

Não Furtarás

Defesa do patrimônio... Justo, o porém é a desproporcionalidade aplicada em seu contexto, no qual um homem que furta deve perder a mão...

Afinal, para não furtar o homem precisa de que atividade? TRABALHAR! E como esse infeliz trabalha agora com apenas uma mão? ETERNAMENTE???

Não darás falso testemunho

Mais um mandamento que espelha um pensamento jurídico importante. Para se condenar alguém, necessita-se de provas, se não há provas não pode haver condenação, porque o ônus da prova cabe a quem acusa, e em caso de dúvida o benefício sempre deve ser a favor do réu, para não gerar revolta popular, ao instituir-se uma tirania na qual o déspota possa condenar a quem ele quiser pois a dúvida ficaria a seu favor, e não a favor do acusado.

Naquele contexto histórico o testemunho era uma coisa de extremo valor, porque era, geralmente, a única prova existente. Então a “palavra”, a coisa “apalavrada”, passa a ter grande importância, mesmo para haver o controle da ordem social, a qual vem se perdendo ao passo de que outros modos probatórios que vieram assumindo maior credibilidade probatória vieram aparecendo.

Não cobiçarás o que é deu teu próximo

Este também é interessantíssimo porque prevê uma conduta danosa, e, diferentemente do direito contemporâneo, pune o pensamento. Então este mandamento surge a partir da ideia de “pecado mental”. Nem se fez, mas já é proibido pensar...

Isso é muito importante para ser analisado, porque se a pessoa pecar ao pensar, e, pior, tiver MEDO de pensar, ela fica estagnada e refém das ideias de qualquer um charlatão que se intitule representante ou INTERLOCUTOR de uma divindade qualquer.

E aí eu percebi uma coisa... TODO GRUPO DE DOMINAÇÃO UTILIZA COMO ARMA A CULPA E O MEDO. A culpa e o medo, a grande arma de todos os manipuladores, a arma provinda do próprio Satanás. Digo isso porque a palavra Satanás vem do latim “satanis”, que significa: “acusador”.

Se você tem culpa, os poderosos de qualquer grupo te dominarão por ela, e vão lhe fazer medo das consequências, porque a fúria não é humana... É divina! E te prometem que você passará toda a eternidade no inferno, queimando... Sem descanso...

Talvez eu não esteja lhe ajudando a pensar... Mas a minha intenção nunca foi essa... Pois você é muito inteligente... Só o que eu quero é conversar com você... Lhe contar tudo o que eu quero contar, e, se você não responder eu não fico chateado... Pelo o menos eu sei que pude conversar um pouco com vc...

E então? Nos relegamos a acreditar em crendices e superstições?

Por que eu não posso ler São Cipriano? Porque lá tem o conhecimento de muita coisa que ela pratica?

Eu estudei sobre ervas... E nada é magia... TUDO... ABSOLUTAMENTE TUDO! É comprovado cientificamente...

O espanhol dela quando está “incorporada” na Angelita é horrível! Sem contar que não tem sotaque cigano...

Ela mora numa mansão enquanto convence a todos a se relegarem à miséria...

Nenhum dos filhos trabalha e no entanto colocam filhos em escola particular e têm carros de luxo!

Todos que seguem os conselhos dela fracassam...

Volte ao teu próprio EU... A crença num Deus é diferente da crença em um ser humano, por melhor que ele seja! Um ser humano não é um Deus!

Não preciso repetir as palavras com as quais eu comecei o texto... Então lhe digo... Retorne à sua sanidade... Toda a família espera ansiosamente pelo dia em que você volte a ser o Gilberto que sorria... Cantava... Amava... Jogava bolinha de gude... Trazia coisas do Paraguai... O Gilberto antes do homem jurista que se tornou... Mas, o Gilberto menino... Que todos amam...

Te amo Padrinho!

Graciliano Tolentino
Enviado por Graciliano Tolentino em 22/05/2018
Código do texto: T6343171
Classificação de conteúdo: seguro