TER UM CACHORRO DE ESTIMAÇÃO

TER UM CACHORRO DE ESTIMAÇÃO

Este artigo é destinado para as pessoas que possuíram, possuem ou desejam possuir um cachorro de estimação. Isto vale para quem mora tanto em casa, em apartamento, num barco, em qualquer lugar, basta ter um tempo na vida destinado para um animal capaz de te dar alegria e te fazer sorrir, principalmente quando você menos imagina que poderia esquecer os problemas do seu dia.

Engraçado é que descrever o sentimento em ter um cachorro sob sua responsabilidade, é por excelência, indescritível. Basta dizer que ele é capaz de recebe-lo com a mesma alegria, mesmo que você saia de casa e retorne em segundos, como se vocês estivesse fora há anos. É a mesma alegria e recepção. Por vezes seus familiares não irão ao seu encontro quando você chega em casa, mas seu cachorrinho sempre irá te ver e com a cauda abanando em alta velocidade, dando a impressão que ele irá sair voando, em especial os cães pequenos.

O cachorro é um animal fiel, amigo e companheiro, pra tudo, até pra beber, dividir comida que não se admite em dieta, etc. Ao passo que nós, humanos, usamos as mãos para massagear as cabeça e o corpo deles como sinal de carinho, a forma deles retornarem este carinho é através da boca, seja lambendo ou mordendo de forma que não machuca.

Os cães são fantásticos. Eles são capazes de guiar pessoas com deficiência, salvar alguém quando está em perigo, seja na água ou na terra, conduzir rebanhos no auxílio ao pastoreio, fortalecer na recuperação de serem humanos com problemas físicos ou mentais, entre tantas maravilhas, além de tornar as nossas vidas melhores.

Além de carinho, eles gostam de comida, sem cerimônia. Hoje em dia, por conta das campanhas publicitárias, para torna-los reféns de rações, pouco se dá aos cães comidas que realmente fazem bem para a sua saúde, a exemplo de carne. Pois bem, entendo que de vez em quando é bom variar o cardápio e deixá-los à vontade em escolher e rejeitar, caso isto seja possível, comidas diferentes, a exemplo de pães, pizzas, etc.

Eles são fortes, possuem uma audição, visão e um olfato espetacular, ao ponto de muitas vezes serem capazes de prever chuva ou até identificar doenças em seres humanos.

A ligação com um cão é surreal. Porém, tem um detalhe, não somos nós que o escolhemos, são eles que nos escolhem. Eles nos conduzem e nos protegem. Verdadeiros anjos da guarda. Alguns até morrem perto dos túmulos de seus donos.

Os cães são inteligentes, ágeis, sensíveis, mas toda e qualquer habilidade destes animais só serão atiçadas quando os donos tiverem a competência para provocar a exteriorização da personalidade canina. Vale dizer, que eles são o reflexo das nossas vidas, até para os cães desastrados.

O engraçado é que todos, independentemente de raça, possuem as fases de comer ou destruir sandálias, bagunçar as salas, pegar comida escondido, urinar para marcar território, entre tantas coisas que fazem e o melhor, sabem que fizeram alguma coisa errada, que vão levar broca e já se escondem ou agem como se não fossem eles, olhando de uma forma que dá vontade de rir, ou de controlar o sorriso para não perder a moral ou deixar que eles repitam o erro.

Com relação a fazer qualquer necessidade na rua, isto é de responsabilidade dos donos, logo, a falta de educação não é do animal, que por vezes, acaba levando bronca como se humano fosse, no sentido de eximir o autor da chamada de atenção da sua verdadeira atribuição, ou seja, zelar pela via pública e não o companheiro de quatro patas.

Diante deste desabafo, sugiro a quem não tem um cachorro que compre um ou adote em um destes centros de adoção que existe em qualquer lugar no país, pois você não estará adquirindo um animal, estará ganhando um amigo fiel, pronto a morar com você em qualquer circunstância, dividir todo e qualquer problema e aproveitar tudo de bom que a vida oferece. Prepare-se para conhecer pessoas, pois caminhando você irá parar para que ele cheire e seja cheirado por outro cão e com isso conhecerá o dono; vai entender que a vida é muito boa e que ele precisa de você; que a vida dele, apesar de curta em relação à nossa, nos traz um ensinamento que não devemos perder tempo com coisas fúteis; que os pequenos são mais ousados ou corajosos que os grandes; e que para lutar por alguém, a vida não tem preço.

Assim, registro o meu eterno agradecimento a três grandes amigos: Buby (um pastor alemão misturado, andava dois quilômetros sozinho da casa de meus pais até a casa da minha avó sem nunca ser ensinado), Audi (um pastor alemão de pedigree, que não sabia a força que tinha ao ponto de derrubar minha irmã em alta velocidade – cena de filme, com direito as duas pernas irem ao alto - ou de não comer ou dormir direito nos dias que passava viajando) e Nina (uma shih tzun também com pedigree, que destruiu várias sandálias minhas, leu algumas correspondências antes de mim e depois deixou-as babadas, e mostra a cada dia que sabe exatamente que 06 horas da manhã, pontualmente, está na hora de me acordar ).

Alessandro Buarque Couto

Um apaixonado por animais