carta aos amigos do Recanto

Ontem, domingo 2 de setembro de 2018, fomos alertados pela reportagem da Globo, sobre o incêndio que destruía o Museu Nacional; não era um incêndio simplesmente, mas algo que destruía completamente o Museu, um acervo extraordinário, dito de 20 milhões de peças, onde inúmeras vezes visitei, encantado com tudo o que via, desde a minha infância e adolescência. Cumpre ressaltar, que costumava frequentar um curso de anatomia e fisiologia oferecido aos estudantes ginasianos pelo Professor Vitor Staviarsky. O museu era endereço certo de muitas lembranças e muitos programas culturais, que, anos depois, meus 3 filhos passaram a visitar e um deles, inclusive, em busca de conhecimento na área de biologia. Eu tinha por hábito visitar os museus da cidade, tais como o Museu Nacional, hoje varrido do mapa, pela incúria estatal; Isto é o mínimo que posso dizer, tentando compensar a dor e o sofrimento devido a essa imensa calamidade!. Ouvi as palavras de desgosto de meus filhos, sem lhes poder dar consolo, pois, eu próprio me sentia arrasado! Nesta altura da vida, não tenho tempo para compensações, principalmente, porque elas não existem diante de tão grande tragédia! Peço-lhes perdão pelo desabafo e, devemos incluir no projeto de um Brasil melhor, os cuidados com os museus como Histórico Nacional, Museu de Belas Artes, Teatro Municipal, Museu de Arte Moderna e tantos outros de norte a sul do Brasil.

Abrantes Junior
Enviado por Abrantes Junior em 03/09/2018
Código do texto: T6438206
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.