Projeto MardeDentro

www.projetomardedentro.com.br

Expedição embarcada (caiaque oceânico) através de circunavegação à Laguna dos Patos ao enriquecimento Cultural, Socioambiental e Econômico à Região.

“O Projeto MardeDentro surgiu há muitos anos. Talvez tenha nascido em meados dos anos 90 quando minha madrinha me ‘rebocava’ entre uma onda e outra, a melhor brincadeira de minha pequena vida, na orla da Laguna dos Patos! Outra nostálgica e amável lembrança foi de ter conhecido o Tio Vadico e seu caico de pesca que, eu, ao bater os olhos fiquei fascinado e doido pra ter (viver em) um também. Daí minha paixão por barcos ao ver que aquela arte em madeira por suas mãos deslizava pelas águas! De lá pra cá foram várias outras aventuras e descobertas como pescarias, acampamentos, passeios de caiaque, atividades ecológicas na beira da Praia do Laranjal, nascer e pôr do sol. Mas, a maior delas foi, justamente, de que nasci um homem livre: – Livre para sonhar, livre para realizar e livre para navegar!”

www.apoia.se/projetomardedentro

Mateus Bento é natural da cidade de Pelotas-RS, navegador, empreendedor e amante das belezas e riquezas naturais do Brasil, especialmente as águas. Seu objetivo (grãozinho de areia) é promover áreas das quais desde que descobriu a Laguna dos Patos em sua infância vem o fazendo pensar acerca de como podemos melhor usufruir, preservar e multiplicar as belezas e recursos que nossas águas oferecem e vir nos fazer prosperar e deixar um legado às futuras gerações. A forma que encontrou de continuar este processo que muitos já deram início fora de construir uma embarcação (caiaque oceânico) e percorrer todo o entorno da Laguna dos Patos, promovendo a busca e o encontro de parceiros e idealizadores apaixonados pela maior Laguna do mundo e comprometidos com as questões ambientais, sociais e de cunho econômico à Região que merecem rica atenção e prestígio.

>>> O projeto possui 7 etapas:

1. Compilação do Projeto MardeDentro: objetivos, termos e condições, recursos e parcerias.

2. Captar recursos financeiros, humanos, técnicos e materiais ao projeto.

3. Construção de um Caiaque Oceânico (propulsão a remo) como meio de transporte ecológico a ser utilizado para a circunavegação à da Laguna dos Patos.

4. Promoção via mídias sociais e locais e sob ofício ao governo do Estado do Rio Grande do Sul.

5. Execução da rota náutica, com partida e chegada na Usina do Gasômetro em Porto Alegre-RS, e das ações técnicas e científicas às Instituições participantes. Logo após seu retorno, a embarcação ‘Laguna’ será exposta no local e posteriormente alocada (...) e disponibilizada via parcerias a novas expedições.

6. Desfecho oficial ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul acerca das riquezas naturais da Costa Doce, de recursos hídricos, potencial turístico e industrial ao desenvolvimento Cultural, Socioambiental e Econômico a ser enriquecido à Região + organização e compilação de livro brochura e digital de título: ‘Projeto MardeDentro’, de autoria de Mateus Bento, navegador gaúcho (+ parceiros de jornada).

7. Tornarmo-nos cuidadores multiplicadores de nossa querida Laguna dos Patos.

>>> Áreas de interesse a serem exploradas na Laguna dos Patos com o Projeto MardeDentro:

- Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

- Preservação Ambiental

- Desenvolvimento Econômico Regional

>>> Ações práticas a serem executadas:

- PJT: Projeto

- OFC: Ofícios

- ECT: Eleição do Corpo Técnico da Expedição (participantes navegadores)

- TNCF: Treinamento Náutico e Condicionamento Físico dos participantes navegadores

- CN: Construção Naval: Caiaque Oceânico 30’, o ‘Laguna’ [Capitão + 5 tripulantes]

- NAV: Expedição embarcada em circunavegação à Laguna dos Patos (RS-Brasil)

- CC: Coleta de material e dados técnicos para Pesquisas e Estudos Científicos de universidades locais (cidades da Grande Porto Alegre, Tapes, São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande)

- RD: Registro Documental: fotografia, vídeo, livro em brochura e digital

- MKT: Marketing e Mídias

>>> A proposta do Projeto MardeDentro, certamente, vai muito além de um belo passeio de praia em praia, ilha à ilha, céu a céu. “Navegar é preciso, viver não é preciso” pode ser que seja uma expressão sortida de horizontes e, talvez, a mais unhada e lídima em pleno século XXI quando possuímos um quintal de 10.144 km² quase que inexplorado. Neste exato momento há milhares de gaúchos nos campos e fronteiras ou mesmo escritórios e avenidas sonhando com a Laguna, maturando n’alma o solene desejo de fazer valer a pena. Viagem, aventura, coragem, loucura, missão ou faina, denomine do jeito que der! Só não vale deixar de realizar, pois a emoção e a razão estão bem além do trapiche ou lagartear!

>>> Saiba mais em:

www.projetomardedentro.com.br

www.facebook.com/ProjetoMardeDentro

www.facebook.com/groups/ProjetoMardeDentro

www.instagram.com/projetomardedentro

www.twitter.com/MardeDentro

www.youtube.com/ProjetoMardeDentro

www.flickr.com/photos/projetomardedentro

#ProjetoMardeDentro

Se você identificou-se com o Projeto MardeDentro e gostaria de contribuir de alguma forma, não hesite em nos contatar. Estaremos ansiosos para saber mais sobre sua experiência com a Laguna dos Patos! Se preferir, acesse nossa página de apoio coletivo em www.apoia.se/projetomardedentro e sinta-se à vontade em participar como desejar desta história também!

“A Laguna é deste mundo. Preserve o que é nosso!” Bento

Mateus Bento
Enviado por Mateus Bento em 10/11/2018
Reeditado em 10/11/2018
Código do texto: T6499487
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.