esperança

“…bem firmado nas suas raízes, qualquer tronco de árvore aguenta, ainda que perca algumas das suas folhas ou alguns dos seus ramos, a mais forte tempestade a não ser que algum raio a atinja mesmo pelo meio…. o mesmo se passa com o ser humano: bem "firmado" nas suas raízes, nos seus princípios, na sua honra, no desejo de praticar o bem, dar o carinho e movimentando-se em "águas" claras, espalhando o amor como uma dádiva gratuita e não esperando algo de retorno, o Homem aguentará a mais forte tempestade das muitas tempestades que a vida nos dá, a não ser que algo de muito mais poderoso lhe termine o curso da sua vida...

o Homem nos dias de hoje não pensa nos valores morais nem nos outros, pensa somente em si próprio e no grande desejo de ser mais forte e de ter o poder nas suas mãos… não pensa que esse poder é efémero, que esse poder acaba num dia em que ele menos espera e dum momento para o outro… não pensa que não é esse poder que lhe dá força e o faz ser mais forte que os outros… não pensa que não é esse poder que o torna melhor que os outros… não pensa que não é esse poder que lhe dá poder… não pensa, não... amar é dar sem se esperar receber algo em troca... o amor pelos outros, por aquele que nos está próximo como também por aquele que está longe de nós, é a chama que permite iluminar o Homem para além dele próprio, que permite ao Homem ser mais do que um simples ser humano vivente neste planeta… o amor pelo próximo é a chama que nos dá a força para nos sentirmos FORTES e aí sim, aí é que o Homem se torna poderoso... mas... dir-me-eis que tudo isto é lírico e que o Homem foi sempre assim e que já nada pode modificar o Mundo... talvez possam ter razão, mas enquanto houver um, pelo menos, que espalhe a semente pela terra, há sempre a esperança que ela germine e que de um grão plantado possa sair uma mão cheia de muitos grãos... a esperança é, na realidade, a única coisa que nos resta nos dias de hoje; a minha mensagem é que, pelo menos (ainda que se perca tudo) não se perca a ESPERANÇA!... esperança em dias melhores… esperança em dias sem fome e sem guerras… esperança em dias em que todos se sintam realizados… esperança em dias em que todos sintam amor para dar… esperança em dias em que todos se sintam amados... esperança em que não morra a esperança...”

Joaquim Nogueira