Lei da vida 10/90;

Você conhece essa lei?

A nossa vida é regida por momentos que programamos ao longo de nossos dias, por conquistas que almejamos, por compromissos que cumprimos. Mas nem tudo em nossa vida, sempre acontece como programamos.

Existe um ditado antigo, que diz que 90% dos acontecimentos ao longo de nossa vida, estão diretamente ligadas as nossas decisões e reações, sendo que 10% são os acontecimentos que fogem de nossos controles.

Uma breve estória para ilustrar a aplicação dessa lei:

Você programou o seu rádio relógio para lhe despertar as 6hrs do amanhecer, na noite anterior, antes de se deitar, deixou sua roupa pronta para o compromisso da manhã seguinte, como o compromisso era em uma cidade distante de sua moradia, também no dia anterior você passou por um mecânico de confiança e deu aquela revisão básica no seu carro, completou, água, óleo, abasteceu e calibrou os pneus. Pronto, tudo estava certo para a manhã seguinte.

Mas enquanto você apreciava seu sono tranquilo, um pequeno curto circuito ocorreu em um dos postes de sua rua, ocasionando uma breve queda e reestabilização de energia em sua casa. Mas você estava dormindo, e não pode ver o acontecido.

Lembramos que o seu despertador era um rádio relógio, e que no momento do pique de energia, o mesmo reiniciou seu funcionamento, portanto o mesmo não pode despertar você de seu tranquilo sono.

Aí começa o desespero:

Você acorda assustado com a luz do sol forte em sua janela, olha para o despertador e observa que o mesmo está marcando a hora errada, confere em seu relógio de pulso e vê que aquele momento o relógio registrava 7:30hrs da manhã, e você havia perdido 1 hora e meia do seu tempo. Levanta correndo, se arruma do jeito que pode, não se despede se sua esposa e acaba sendo ríspido com seus filhos, entra no carro totalmente nervoso e apressado pelo ocorrido, e dispara para o seu destino, após andar uns 500 metros, se depara com uma viatura da polícia, e nesse momento vê que esqueceu de por o cinto de segurança, pronto já levou uma multa e alguns pontos em sua habilitação. E nesse momento o nervoso toma conta de você, e em um momento de desespero pensa em tomar um caminho diferente do programado, pois esse poderia ser mais rápido. Ao sair de seu caminho se depara com uma estrada extremamente congestionada, e o nervoso só tende a aumentar, pois você já estava ficando muito atrasado para chegar em seu compromisso. De repente em uma ação de desespero, você corta a fila de carros através do acostamento, consegue andar uns 700 metros, e o nervoso não deixa você prestar atenção que o acostamento está repleto de pedras e buracos, e em um dado momento o pneu de seu carro estoura.

Pronto agora ferrou, atrasado, nervoso, em um engarrafamento e agora com o pneu furado. Você desce do veículo espumando de raiva, abre a mala do seu carro, pega o estepe e inicia a troca do pneu furado. Nesse meio tempo para descarregar um pouco a sua raiva, acaba por desferir alguns chutes na lateral do seu carro, o que ocasiona um amasso em sua porta, e uma torção no tornozelo, que no momento na pressão do nervoso nem é sentido na hora.

Pronto, pneu trocado e se retoma ao caminho, nesse momento o transito já flui melhor, e você excede todos os limites de velocidade, ocasionando em mais duas multas. Chega a seu destino, destrata a recepcionista de seu anfitrião no momento que ela pede para aguardar um pouco na recepção, para o patrono atende-lo.

Mas você mal sabia que aquela recepcionista era a esposa do cliente que lhe atenderia, e que o mesmo também estava atrasado. E ao momento que o mesmo chega, sua esposa reporta seu destrato ocorrido, mesmo assim o cliente lhe atende em uma sala reservada, mas infelizmente não finaliza um contrato com você.

E você nervoso volta para casa reclamando da vida e dizendo que tudo para da errado pra você.

Vamos tentar ver essa mesma estória de outra forma:

Resumidamente;

Acordou tarde, manteve seus compromissos, tratou bem seus entes, e pulou apenas o café da manhã.

Manteve a calma, pois atrasos acontecem, seguiu seu caminho e seu trajeto, pois sabia que ali é seguro. Deu uma breve parada no acostamento, e ligou para seu cliente, onde descobriu com a gentileza da recepcionista, também esposa do cliente que seu esposo também estava atrasado. E nesse momento ele seguiu o caminho mais tranquilo.

Ao chegar a seu destino encontrou diretamente com seu cliente chegando também, fez algumas brincadeiras sobre os imprevistos que todos tem no dia a dia, subiram sorrindo para uma sala reserva se seu contrato foi fechado.

Moral: 10% da vida, é o relógio que atrasou por uma queda de energia, e os outros 90% são exatamente como você está preparado para reagir com as circunstâncias.