Brava gente "branca".

Queria hoje te falar, para sempre se por em meu lugar antes de me agredir com suas palavras, elas machucam mais do que punhos cerrados. Preciso que saiba, que embora não tenha vivido na época da escravidão física, as dores de meus ancestrais me doem hoje. Me dói quando alguém como eu que nem conheço, todos os dias morre por ter a cor da pele negra; me dói quando tento aquele emprego dos sonhos, que por tanto lutei, aquele que tenho todos os pré-requisitos, mas quando chego a entrevista alguém me olha dos pés a cabeça e diz que a vaga já foi preenchida.

Me dói quando o negro é o perfil dos bandidos.

Me dói quando não me vejo representada como alguém que pode ser bem sucedido, nos filmes e novelas; me dói quando reconhecem os negros na história apenas como escravos e no momento de representar nossa cor, como um povo magnífico no Egito, os atores não são negros. me dói quando vejo que o país necessita de cotas e mesmo assim, são poucos negros nas universidades.

Dói quando dizem que somos privilegiados pelas cotas raciais, quando tivemos que estudar tanto ou mais que as pessoas que não as solicitam.

Que privilégio para meu povo, ter sido escravo por séculos;

que privilégio ter tido nossa identidade e cultura roubadas;

privilégio não ser representado em lugar algum;

privilégio ter dificuldade em conseguir cargos altos;

privilégio sofrer racismo constante;

privilégio além de ter a cultura roubada, quando nós a usamos, sofremos preconceito.

privilégio ver nossa religião sendo rotulada como algo ruim, que nem ao menos sabem explicar, porque assim é o preconceito, nunca tem argumentos sólidos, nunca tem argumentos de existir.

Mas que privilégio !! Ser negro em um continente colonizado por europeus, continente feito de índios, negros sendo roubados de seus países e sendo feito de escravos por europeus, vidas que foram e são usurpadas. Intolerância é fruto de países sem educação, sem educação histórica, sem educação de valores e respeito.

Peço para que nunca mais me ofenda, de forma alguma. Ninguém deve ser julgado pelo que se é, exceto quando interferimos na forma de ser do outro. Peço paz.

Luiza Bruun
Enviado por Luiza Bruun em 06/05/2019
Código do texto: T6640810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.