ME CHAMO CERRADO

Me chamo cerrado e fico no Brasil, não todo, mas tenho uma certa extensão por este país, mas também poderia me chamar de Caatinga, manguezal, floresta, mata nativa, poderia ser tantos outros biomas, mas sou o CERRADO...

Sou essa mistura de seca, de verão o ano inteiro, mas também sei mostrar minhas belezas, embora nem todos os olhos consigam ver beleza em mim...

Algumas pessoas me olham e só conseguem ver seca, morte, folhas caídas, arvores sem vida, mas há quem consiga enxergar flores à beira da estrada e ver beleza nelas, são minhas, são as flores do cerrado...

Há quem reclame das minhas areias, dos meus atoleiros, das vezes em que faço as pessoas se atrasarem para seus compromissos, quem sou eu para manter a pressa alheia, se não tenho pressa nem mesmo comigo, se ano após ano espero que chegue o tempo certo para que caia sobre mim a chuva, molhando minhas areias, alagando a raiz de minhas árvores, esverdeando-me por completo... Quem sou eu para colaborar com tua pressa, se tudo o que eu queria era que te aquietasse um pouco à beira do caminho e me olhasse, e percebesse que embora eu pareça ser triste como os espinhos, também sei florir e encanto quem se permite me olhar com outros olhos...

Me chamo Cerrado, e sou tão seco por natureza, mas mantenho vivos todos que insistem em nascer aqui, mas vem o homem e me queima, lança fogo sobre mim, sua intenção é me fazer brotar, porque eu nunca me permitirei morrer, mas e a fauna e a flora que deixam de existir? Será que este homem que me ataca com fogo não para pra pensar, que eu tenho o poder de me reconstruir, mas nem todos tem esta sorte por aqui?

Me chamo CERRADO, e embora eu sinta vontade de desabar em lágrimas quando atiçam faíscas sobre mim, sou seco por natureza, e não consigo proteger quem vive aqui...

Me chamo CERRADO e tudo o que peço é que antes de atearem fogo a mim, na tentativa de me ver brotar, parem e pensem que nem tudo que existe aqui é capaz de brotar após o fogo...

Me chamo CERRADO e lhe peço consciência sobre questões que você sabe que é errado...

Me chamo CERRADO!