A Uma Mulher Crente que não Consegue ser Submissa ao seu Marido

Olá, Vanessa. Fico feliz em saber que você finalmente foi batizada! Você me pediu ajuda em relação à sua dificuldade em ser submissa ao teu esposo. Pelo que você contou sobre a sua história, concordo que tem muito a ver com a sua criação. Você foi ensinada a ser independente, livre, a não precisar de homem, a não abaixar a cabeça. Agora não consegue se livrar daquilo em que foi ensinada para obedecer verdadeiramente a Cristo, "em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" (Cl 2.3). Aqui vão algumas ideias que podem te ajudar a vencer essa dificuldade:

1. Não te deixes enganar "com palavras persuasivas" (Cl 2.4). Você sabe o que a Bíblia ensina sobre o papel da mulher no casamento e na família. Não permita que línguas enganosas venham a te desviar da verdade e enfraquecer a tua firmeza em Cristo. Não se deixe levar por vãs filosofias que vão tentar enfraquecer a tua fé. A sabedoria de Cristo é superior à sabedoria dos homens (ou das mulheres), porque Ele é a própria Sabedoria de Deus.

2. Não ache que a vitória sobre o pecado é fruto do seu próprio esforço pessoal. Você aprendeu a conquistar as coisas pelo seu próprio mérito, mas não é assim que a santidade funciona. A luta pela santidade, a luta por permanecer na fé, não é "tenho que me esforçar para Jesus continuar me amando" mas "tenho que me esforçar para receber mais e mais de Jesus, para ter mais Dele em mim, para me relacionar mais profundamente com Ele", não para ganhar alguma coisa, mas por amor. A luta pela pureza é uma luta por alegria. É a luta por não se deixar enganar pelos raciocínios enganosos que dizem que vale a pena ser infiel a Deus, ou que é humilhante obedecer ao Seus preceitos.

Muita da hipocrisia religiosa de algumas pessoas vem de não compreender essa realidade. Elas não têm um relacionamento real com Cristo, elas não foram verdadeiramente transformadas, então elas ficam obedecendo regras humanas, mandamentos apenas exteriores, vestem uma capa religiosa, simplesmente para disfarçar que na verdade o coração delas continua sendo ímpio. Regras humanas, tradições antibíblicas e disfarces religiosos não têm poder para vencer o pecado, só uma fé verdadeira e um relacionamento real com o Jesus ressurreto.

3. A prova de que você realmente morreu para o mundo e vive para Cristo não é o batismo, é a vida que você vive. O batismo representa que o mesmo poder que ressuscitou Jesus é o poder que nos dá nova vida espiritual. Se a morte espiritual é ser escravo do pecado, a nova vida espiritual é a santidade. Então o poder que nos faz santos é o poder que ressuscitou Jesus. Portanto, a nossa santidade é a prova de que Jesus ressuscitou, a prova de que Ele está vivo. Nós fomos chamados para sermos testemunhas do que Jesus fez por nós, testemunhas de que Ele não é alguém que agiu apenas no passado, mas que Ele está vivo hoje e transforma as pessoas.

4. Agora que você se batizou, precisa assumir o compromisso de fazer tudo em nome de Jesus, ou seja, fazer como representante Dele. O senhorio de Cristo afeta radicalmente a nossa relação com os outros. As esposas devem ser submissas ao seu marido, os maridos devem amar suas esposas, os filhos devem obedecer aos pais, os pais não devem irritar os filhos, etc., não porque há uma religião que os obriga a isso, mas porque Cristo vive neles.

5. Lembre-se que a submissão ao seu marido não vai durar para sempre. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar na sua Volta, aqueles que se humilharam serão exaltados. Ao contrário, a ira de Deus virá sobre os filhos da desobediência.

6. Quando a submissão ao seu marido parecer difícil porque ele pecou contra você, lembre-se de perdoá-lo como Cristo te perdoou, pois certamente você pecou contra o Senhor muito mais do que o teu marido pecou contra você, e um pecado contra o Senhor é infinitamente mais odioso do que um pecado contra qualquer pessoa, já que Ele claramente é infinitamente mais digno do que você.

7. Cristo, em sua humilhação nesse mundo, se submeteu a homens infinitamente menos dignos do que Ele e menos dignos que o teu marido. Assim, seja imitadora Dele, revista-se de Cristo, sendo submissa ao seu esposo mesmo quando ele parecer indigno da sua entrega a ele.

8. Em Cristo não há judeu nem grego, não há servo nem livre, não há macho nem fêmea; mas Cristo é tudo, e em todos. Isso significa que teu marido precisa de Cristo tanto quanto você. Portanto, você pode ser para ele uma carta viva do Evangelho, um lembrete diário da Beleza de Cristo, por meio do teu comportamento, imitando Jesus em todas as coisas. Não prive teu esposo da graça de ter uma imagem de Cristo ao lado dele, pelo bem de sua salvação.

Após esses oito pensamentos, recomendo que leia e medite em Colossenses, e o Espírito Santo te esclarecerá todos os pontos. No mais, permaneça sujeita a seu próprio marido, como convém no Senhor. "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis." (Cl 3.23-24).

Em Cristo, o servo humilde. A graça seja com você. Amém.