CARTA A FRASSINO MACHADO (I)



     Prezado Frassino Machado:

     Apenas hoje, 8.5.20, tomei conheci-mento de sua Missiva a Diógenes de 10.1.15, onde o prezado amigo opina sobre uma preferência minha: “Não aprecio postar fotos, telas, etc. juntamente com a postagem dos sonetos, especialmente não pertinentes ao tema do soneto.” Essa prática me parece dispersiva.

     Esta opinião não se referia a textos seus e nem a textos de quem quer que seja, mas de maneira genérica.

     Diz respeito aos sonetos de minha autoria, a vocação dos quais é serem lidos em voz alta, e, ainda mais, com a simultânea prática da escansão, para vencer aquilo que Tomás Merton disse: “A distância mais longa é aquela entre a cabeça e o coração.”


     Quando disponho de uma foto, tela ou gravura pertinente ao texto literário acho proveitoso postá-lo juntamente, como é o caso das trovas Nos Olhos de Uma Criança, Para Ser Criança e no soneto Bolinha; queira ver minha página no Recanto das Letras. Daí entender eu que se aplicam a isso as palavras de Roland Barthes: este autor encara a Literatura, e a Poética em particular, como uma tarefa dignificante, aprofundando o sentido da Arte e ilustrando “o saber com sabor”. As imagens (internas e/ou externas ao texto), os ritmos, as metáforas e a musicalidade verbal, complementam-se para maior valorização literária.”

     Resta-me dizer que o confronto – tal na prática esportiva ou outra -, é uma demonstração de disponibilidade e de amizade. Um abração, Amigo Frassino.

 
Diógenes Pereira de Araújo
Enviado por Diógenes Pereira de Araújo em 08/05/2020
Código do texto: T6941125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.