Não Reclame, Mude!

Escuto reclamação em toda parte e o tempo todo.

Quando fui nascer, reclamaram.

- Poh, agora?

Depois me jogaram água fria na fronte, eu chorei. Reclamaram.

- Manhoso!

Cresci livre no quintal e nas ruas do bairro até me prenderem num prédio sem vida com outros arredios colocados em formação olhando para um tecido que daria pra vestir a mim e meus irmãos, e ao fim de uma música longa - cuja letra guardava apenas para ela o sentido de tantas palavras - bati palmas. Reclamaram e por sorte me penalizaram com 3 dias em casa.

- Que falta de respeito cívico (ahnn???)!

No trabalho executava tudo com empenho, mas quando desconfiei que havia mutreta, adivinha? Reclamaram.

- Tá demitido.

Passei anos oprimido, deprimido, me reprimindo, pensando.

- Cara, o que tem de errado comigo?

Sabe como são essas coisas, não é? Tá no ar, é viral e quando percebi estava fazendo igual. Reclamei. Reclamei de tudo, de todos e o tempo todo durante um bom tempo.

Até que um dia vi alguém gritando, reclamando.

- Chega de racismo!

- Chega de feminicídio!

- Chega de discriminação!

- Chega de CORRUPÇÃO! CHEEEEEEEEEEEEEEGA!

E me dei conta que minha reclamação não fazia sentido, foi uma ideia chipada sem meu consentimento, e que há de fato reclamações a se fazer, mas que não serão apenas com minhas opiniões resolvidas.

É simples fazer algo novo, basta querer e deixar o bom senso e a empatia fluir. Mude.

Mude hoje. Repense, Reflita. Não haja por impulso ou por pressão alheia, mas por suas convicções e escolhas, talvez até seguindo três regrinhas básicas que aprendi em casa e na rua com meus amigos de infância: Diálogo, Respeito e Consenso.

Reclame da esposa, ela vai reclamar de você. Divórcio.

Reclame dos filhos, eles vão reclamar de você. Solidão.

Reclame da vida e da falta de sorte, passará o tempo. Arrependimento.

Mude, transforme. Ou você gosta de reclamar? Sério?

Eu quero e vou mudar, mas será melhor com você.

Perdi alguns minutos escrevendo isso, olha lá hein... não vá reclamar. Aproveite e entre em contato, vamos fazer essa ação crescer!!!

Manifesto - Não Reclame, Mude!

Oliver Barra

Oliver Barra
Enviado por Oliver Barra em 12/08/2020
Reeditado em 28/03/2021
Código do texto: T7033012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.