Carta sobre mazelas brasileiras

CARTA SOBRE MAZELAS BRASILEIRAS

Miguel Carqueija

Com ligeira adaptação reproduzo aqui a carta redigida em 10 de abril de 1991 e remetida ao jornal carioca “O Globo”, conforme manuscrito em caderno. Não deve ter sido publicada. Nos meus guardados há manuscritos de cartas enviadas aos jornais e recortes de cartas publicadas, e seria preciso casar tudo para ter certeza das que foram publicadas. Esta, creio que não saiu. Edgard Clare é um corretor de imóveis que na época publicava matéria paga no referido jornal.

“Muito interessante e lúcido o gráfico “Vulcão social” publicado pelo Sr. Edgard Clare em sua coluna de 7/4. O gráfico das mazelas brasileiras (velhice desamparada, menor abandonado, politicagem, inflação, devastação ecológica etc) não está porém completo já que falta por exemplo o ABORTO, pelo qual muitos milhares de vidas de criancinhas inocentes são ceifadas a cada ano. Dizem mesmo que já são milhões (nota em 21/9/2020: naquele tempo eu ainda acreditava nesses milhões, que depois soube ser número fantasioso, exagerado, uma forma de os abortistas pressionarem pela legalização do aborto), nossa “importante contribuição” a essa contínua agressão à própria raça humana, que é o estancamento, pelo feticídio, das fontes da vida. Sugiro que o Sr. Edgard Clare republique o gráfico com este e mais os seguintes vetores: AGRESSÃO À MULHER, PORNOGRAFIA, LIBERTINAGEM e MÍDIA ALIENADA.”