DIZ: ABAFO!

Ok, amigo!

Já chega de tentar se esconder. Sua sina é como sombra. Mesmo na escuridão, ela está lá. Batendo em ti por dentro feito coração.

Atente-se para a música dentro de ti. Dance conforme ela toca. E se possível, aumente o volume.

Cultive seu jardim. Interno e externo. Não despreze as lagartas feias e nojentas. Veja o futuro delas em cada borboleta e pare de podar árvore que nem brotou direito.

Olhe para as placas no caminho. São avisos, sinais que dizem: Alguém já bateu seguindo a direção errada. Regras existem pra que tua trajetória não termine em colisão.

Deixa quem quiser ser permanecer sendo. Vai com teus brinquedos e brinca só. Se teus amigos imaginários não vierem, cria novos.

Não chore por aquilo que já não existe mais. Não transborde em lágrimas pelo que escorre pelos dedos como água. Mantenha-se firme como pedra e solidifique sua convicção em rochas de sonho, de medo e coragem.

Falando em medo, deixe ele aí. Não o perca de vista. Porém não entregue a chave da casa para esse sentimento. A casa pertence a você.

Deixe o medo com o cadeado. Ele saberá quando fechar a porta. Nunca sabe quando abri-la.

Ligue o fogão. Cozinhe um bom feijão, mesmo que sejam somente sementes não germinadas. Vai que dá tempo. Está cedo. Limpe a casa. Acenda a lâmpada ou algumas velas.

Mas não fique no escuro.

Saiba que nem tudo passa. Algumas coisas a gente só convive.

Outras precisam passar. Não insista que fiquem.

Você não precisa encerrar o assunto. Aquele assunto não. Outros apenas não mencione.

Não seja VOCÊ assunto encerrado. Continue.

Tem muito mais ainda. Cave. Cave. Cave. Ainda não te disseram tudo. Ainda não te mostraram o suficiente. Algumas coisas só você verá. Não queira ver de telescópio ou boato. Vá e veja.

Ande, corra, pule, movimente suas pernas emocionais e intelectuais. Malhe esse caráter com paciência. Ninguém nunca fez tudo na vida. Seja o primeiro. Ou o segundo. SEJA! Você não sabe como os outros são. Então seja você o que você precisa ser.

Repito: o que você PRECISA ser.

Evite a todo custo que teu sorriso crie mofo ou enferruje. Nem pense nisso. Provoque um bom dia.

E quando aprenderes a lição de que os outros não são você e nem você os outros; de que a sorte e o azar são traiçoeiros feito cobra cega, que sem ver, dá o bote de surpresa. No momento que você ver o sol, a chuva, a noite, a rua, as flores, o céu, o mundo e achar o seu lugar nele, perceberá que ainda dá tempo de mudar, crescer, construir sua personalidade.

Abra a janela. Tome um banho. Esqueça a culpa. Se não for pra ser terapêutica ou te levar a reconciliação, esqueça-a. Coloque o perfume, caro ou antigo, em seu corpo. Mostra-se, deixe-se mostrar... com cicatriz ou sem.

Tire da sua cabeça que a vida é um jogo. Nunca foi um jogo. Mas uma aposta: 24 horas de fichas foram apontadas em você. Não vacila em nenhuma. É mais fácil perde-las do que você imagina. Invista elas em ti mesmo, porque mais tarde vão fazer muita falta.

E se vontade de se esconder de novo vier, mais forte, com razões maiores, nunca se esqueça:

A vida é uma chance só. Continue tentando viver. A tentativa só acaba quando a morte se senta na cama e afofa o travesseiro. Ou acelera aquele carro. Ou erra a dose do remédio. Ou te iguala a outros que, como você, tiveram os mesmos pensamentos vãos.

Agora mexa-se. Não perca tempo.

Refaça-se. Nasça de novo como o sol que foge das trevas, mas volta dissipando-as. E só assim todos verão que você ainda está de pé.

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 25/03/2021
Reeditado em 25/03/2021
Código do texto: T7215208
Classificação de conteúdo: seguro