De Elder Uchoa para o Renan em tempos de crise.

Estimado Renan,

Quando estejas lendo esta carta, já não és como eu, um missionário de tempo integral de A Igreja de Jesus Cristo.

Eu sei que muito se fala sobre os desafios depois da missão. São tanto, não é ? Trabalhar, estudar, formar família são só alguns deles. Podem aparecer provações inusitadas como desemprego, ansiedade e até uma pandemia de um vírus super contagiante que mata milhões de pessoas e acomete à todos um isolamento social, já pensou ?

O foco em te dirigir estas palavras, é nada mais que te fazer lembrar da importância que foi, é e sempre será o teu serviço missionário entre o incrível povo chileno. Como não lembrar o aprendizado obtido com os membros que residem no Chile, com os companheiros e com as pessoas que tu ensinaste ?!

Quando estás em crise, o que passa por tua mente, são só trevas, pensamentos negativos e de dúvidas sufocantes. Mas mesmo a missão sendo algo muito sagrado, não tivestes estas mesmas sensações lá ?! Por meio da Expiação de Cristo, tiveste paz e ensinaste isto as pessoas! recorda a afirmação que usaste tantas e tantas vezes ? " O evangelho de Cristo é o Bálsamo para nossas vidas". E porque não estás mais na missão, deixou de ser aplicável esta frase ?

Sei que as vezes é dureza fazer planos e com a tentativa da execução dos mesmo ou com passar do tempo, tu perceber que não estão dando certo. Na missão não era assim ?! Claro que era ! Tu e teu companheiro encontravam pessoas que pareciam estar prontas para receberem o evangelho e serem batizadas! Afinal, tu sabia do quão importante é isso. E então do nada perdiam o interesse e desapareciam. Ou quando havia um dia em que muitas visitas estavam agendadas e simplesmente nenhuma acontece por uma razão que até hoje tu desconhece. Para os planos darem certo, não há uma receita concreta! É como na missão:

Confia em Deus, seja digno e faz teu melhor para alcançar.

Será que o que testificaste era realmente a verdade ? Não te sintas mal se em algum momento pensaste isto. Milhões de pessoas que professaram o mesmo que você, já tiveram essa dúvida no meio, no final ou sei lá que parte dessa fascinante jornada chamada mortalidade. O método para saber realmente, é aquele que tu já conheces e que convidaste tantas pessoas à fazê-lo:

Analisar, orar com real intenção, perguntando a Deus se a igreja, evangelho e tudo que já viveste é a verdade. O Espírito Santo vai te confirmar a verdade. E este mesmo Espírito, já sentiste. Eu sei que já.

As injustiças te deixam irritado, assim como a maioria das pessoas. Mesmo sendo a igreja verdadeira, sempre haverá os membros não-verdadeiros. Isso é normal e sempre existiu, ainda na igreja primitiva de Jesus Cristo. Os líderes podem errar, assim como qualquer pessoa imperfeita nessa vida faz. Não adianta apontar a posição que alguém ocupe e questionar o erro. Quem erra, tem consequências! Não somos quem lhes vamos dar ou julgar culpado ou inocente. Um mortal não pode julgar divinamente a outro mortal.

Cair em transgressão é doloroso. Acontece com muitos infelizmente. Mas esteja seguro de que se acontecer contigo, Deus não vai te amar menos! a frase " Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades" é real. Foste missionário e viveste um padrão de excelência em termos de dignidade. Mas isto nunca te atribuiu perfeição. E assim funciona com o membros desta igreja:

"Padrões Elevados, pessoas imperfeitas".

Há muito o que te dizer, querido Renan. Porém me limito a esta breve carta, resumindo o principal. Finalizo te dizendo que também te lembres do rosto de cada pessoa que ensinaste e conduziste a pia batismal. Podes entender a mudança que tiveram em suas vidas?! És e sempre serás um guardião para eles! Pois no primeiro momento, mais que em Cristo, confiaram em ti e teus companheiros. Pior que trair a confiança daqueles que te amam, é trair a sí mesmo.

Sejas feliz e fiel, mesmo em suas crises.

Atenciosamente:

Elder Uchoa- Missão Chile Rancagua (2018-2020)

Renan C Uchoa
Enviado por Renan C Uchoa em 25/03/2021
Código do texto: T7215310
Classificação de conteúdo: seguro