Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O MUNDO DAS CONFIDÊNCIAS

(para Ligia Lacerda, em Tramandaí/RS)

Que bom tenhas gostado da lavratura de O CIRCO DAS PERSONAGENS, publicado em http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/734038 , que nada mais é do que uma de nossas costumeiras sessões de discussão sobre a matéria da vida, suas transfigurações pela palavra e seus registros.

Nessa conversa fiz questão de ser quase objetivo. Sim, porque em arte literária, nada é o que parece ser, tudo se transmuta no devir.

É claro, depende da capacidade de raciocínio e da sensibilidade do receptor. E este vê o mundo segundo o concebe.

Por isso é que algumas poucas pessoas 'viajam' no texto, sendo que a maioria não consegue nem ensaiar o vôo. É que este voar necessita de preparo e de exercício!

Obrigado pela "Mestria" concedida a mim. Como te sei de excelentes leituras e de boa autocrítica, fica tudo perceptível no ato de receber.

Eventuais conceitos e definições não são necessários, porque a metáfora tem este condão – o de sugerir – não o de explicar.

Aliás, tudo em arte literária, principalmente em Poesia, não é "explicável", porque este conceito não é de sua natureza. Aqui o topo é a sugestionalidade que as palavras emprestam às idéias.

Nesse cadinho tradutor das eventuais emoções – até as originárias do fingimento – se trabalha com estas misteriosas musas dos neurônios, as Metáforas.

Eu sempre tento descobrir o Belo, retirar-lhe os véus, desnudá-lo.

Assim como fiquei feliz em ver que venceste alguns receios para entregar ao público essa carta que replica o mundo das confidências. Só comete a palavra, em arte, quem tem "café no bule"!

É necessária muita coragem pra sair do casulo, no pátio do intimismo.

– Do livro CONFESSIONÁRIO - Diálogos entre a Prosa e a Poesia, 2006 /2007.
http://www.recantodasletras.com.br/cartas/734443
Joaquim Moncks
Enviado por Joaquim Moncks em 12/11/2007
Reeditado em 21/05/2008
Código do texto: T734443
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Joaquim Moncks). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Joaquim Moncks
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 71 anos
2911 textos (776705 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/12/17 03:06)
Joaquim Moncks