E-MAIL /PASCOAL

Mais de meia noite, mas o e-mail tem isto de bom, chega sem incomodar. Passei a maior parte do dia no computador. Eu que falei tanto, estou totalmente dependente desta tecnologia maravilhosa. Eu sou encantada por todo esse avanço, principalmente na área da comunicação que é a minha.

.

O prazer de ler seu texto faz valer a pena ficar mais um pouco aqui. Conversei com amigos no msn, pesquisei, elaborei um artigo sobre Santo Agostinho, fiz três poemas e os publiquei no site de literatura www.www.recantodasletras.com.br/poesias Espero sua visita ao site e um comentário para prestigiar o meu trabalho.Vou ficar feliz quando avistar o seu nome lá.

Falta dizer que um poema é dedicado a Santa Tereza de Ávila. Não é um poema molinho, de carola, é um texto que tem o meu estilo, claro. Não sou aquela beata, sou uma apaixonada por diversas coisas, inclusive por histórias relativas aos que se tornaram santos.

Por falar em Rubem Alves, é um dos que gosto de ler. E mais Affonso Romano de Sant'Anna, Mário Quiintana, Cora Coralina, Cecília Meirelles e tantos e tantos, inclusive não cosagrados quanto estes.

Já que você gosta de debater o tema educação, achou agora com quem trocar algumas idéias. Quanto à educação e ao sistema, o problema é sério demais e não é só nosso, é geral. Há um esquema intencional, uma arquitetura dominante, um clube do Bolinha, um quartel general cujos muros são quase inexpugnáveis. Inventam uma educação cujas ferramentas são inúteis e viciosas, e até o que critica, como é o meu caso, sente falta da droga, não sabe viver sem ela_ e passa a achar interessante saber datas, nomes, sobrenomes, brasões, engenhos, clãs; regras gramaticais, equações, logarítimos; nomes de rios, acidentes geográficos; nomes disso e daquilo.

Mas, quem não é tolo, aprende a usar o raciocínio, a lógica, a dedução, a inferência, a dúvida.E vai aprendendo a usar o poder da linguagem para que as feras do sistema não venham na sua direção com a boca cheia de presas afiadas para lhe rasgar.De qualquer maneira ainda corre perigo e alguém cria uma lei só para lhe enfiar na cadeia e se ver livre de gente que filosofa, de gente que como René Descartes, diz "Je pense, donc je suis".

A escola é uma forca e atende a interesses, ou da política partidária que oferece vagas como se vagas fossem o próprio conhecimento, ou dos comerciantes da educação, incentivadores do consumismo que enche livrarias e papelarias e esvazia cabeças.

O livro é vital, mas o melhor livro é o mundo. Deve-se ler as lições dos dois. E, agora, de vários, que vêm junto com o desenvolvimento aceleradíssimo da tecnologia. Eu queria ter oito anos, estar na "aurora da vida" e começar do zero, com o corpo e alma inseridos na tecnologia. Agora é que vim perceber que o analfabeto digital não é somente analfabeto, é tb aleijado digital.

Diga, Pascoal,com toda a sinceridade, que respostas merecem esses testes idiotas que nossos filhos e netos, muitas vezes, têm que ficar burros para conseguir responder. Não é à toa que aquela criança colocou o Pai-Nosso e a Ave-Maria na resposta da questão do teste de Matemática. Faltou rezar o Credo.

Um forte abraço.

Tânia