Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

E-MAIL /PASCOAL

Mais de meia noite, mas o e-mail tem isto de bom, chega sem incomodar. Passei a maior parte do dia no computador. Eu que falei tanto, estou totalmente dependente desta tecnologia maravilhosa. Eu sou encantada por todo esse avanço, principalmente na área da comunicação que é a minha.
.
O prazer de ler seu texto faz valer a pena ficar mais um pouco aqui. Conversei com amigos no msn, pesquisei, elaborei um artigo sobre Santo Agostinho, fiz três poemas e os publiquei no site de literatura www.www.recantodasletras.com.br/poesias Espero sua visita ao site e um comentário para prestigiar o meu trabalho.Vou ficar feliz quando avistar o seu nome lá.

 Falta dizer que um poema é dedicado a Santa Tereza de Ávila. Não é um poema molinho, de carola, é um texto que tem o meu estilo, claro. Não sou aquela beata, sou uma apaixonada por diversas coisas, inclusive por histórias relativas aos que se tornaram santos.

Por falar em Rubem Alves, é um dos que gosto de ler. E mais Affonso Romano de Sant'Anna, Mário Quiintana, Cora Coralina, Cecília Meirelles e tantos e tantos, inclusive não cosagrados quanto estes.

Já que você gosta de debater o tema educação, achou agora com quem trocar algumas idéias. Quanto à educação e ao sistema, o problema é sério demais e não é só nosso, é geral. Há um esquema intencional, uma arquitetura dominante, um  clube do Bolinha, um quartel general cujos muros são quase inexpugnáveis. Inventam uma educação cujas ferramentas são inúteis e viciosas, e até o que critica, como é o meu caso, sente falta da droga, não sabe viver sem ela_ e passa a achar interessante saber datas, nomes, sobrenomes, brasões, engenhos, clãs; regras gramaticais, equações, logarítimos; nomes de rios, acidentes geográficos; nomes disso e daquilo.

Mas, quem não é tolo, aprende a usar o raciocínio, a lógica, a dedução, a inferência, a dúvida.E vai aprendendo a usar o poder da linguagem para que as feras do sistema não venham na sua direção com a boca cheia de presas afiadas para lhe rasgar.De qualquer maneira ainda corre perigo e alguém cria uma lei só para lhe enfiar na cadeia e se ver livre de gente que filosofa, de gente que como René Descartes, diz "Je pense, donc je suis".

A escola é uma forca e atende a interesses, ou da política partidária que oferece vagas como se vagas fossem o próprio conhecimento, ou dos comerciantes da educação, incentivadores do consumismo que enche livrarias e papelarias e esvazia cabeças.

 O livro é vital, mas o melhor livro é o mundo. Deve-se ler as lições dos dois. E, agora, de vários, que vêm junto com o desenvolvimento aceleradíssimo da tecnologia. Eu queria ter oito anos, estar na "aurora da vida" e começar do zero, com o corpo e alma inseridos na tecnologia. Agora é que vim perceber que o analfabeto digital não é somente analfabeto, é tb aleijado digital.

 Diga, Pascoal,com toda a sinceridade, que respostas merecem esses testes idiotas que nossos filhos e netos, muitas vezes, têm que ficar burros para conseguir responder. Não é à toa que aquela criança colocou o Pai-Nosso e a Ave-Maria na resposta da questão do teste de Matemática. Faltou rezar o Credo.
Um forte abraço.
Tânia
TÂNIAMENESES
Enviado por TÂNIAMENESES em 17/11/2007
Reeditado em 17/11/2007
Código do texto: T741292
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
TÂNIAMENESES
Aracaju - Sergipe - Brasil, 69 anos
1684 textos (177183 leituras)
1 áudios (102 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 12/12/17 10:58)
TÂNIAMENESES