Carta para Diter.

Lavras, 11 de dezembro de 2007

Oi Diter.


              Recebi seu "bilhete" virtual e fiquei muito feliz porque nele você conta que, ao contrário do que falei em meu artigo, o seu livro O Brilho do Sangue está sendo muito bem vendido. Para mim é um prazer fazer essa correção.Torço muito pelo seu sucesso, por várias razões, sendo que a mais importante delas é que eu li o seu livro e gostei muito.Você é um escritor. Seu livro é bom. É instigante e vale a pena ser lido.Se deduzi que ele não estava sendo bem vendido foi porque, nesses inúmeros esbarrões que a gente vem tendo pela cidade, sempre apressados, sem tempo para conversar detalhes, eu tive essa impressão, através de suas próprias palavras. É muito bom saber que ele está sendo bem vendido, tanto em São Paulo quanto em outras capitais, estando com a tiragem praticamente esgotada. Mas tenho outras razões para torcer pelo seu sucesso: você é uma pessoa simpática, mora em minha cidade, o que de certa forma o faz lavrense como eu, ou seja um dos não nascidos aqui;além do mais, conheço você e é chique ter um conhecido escritor. E, ainda mais tendo um exemplar autografado, que não empresto para ninguém.
 
          Uma questão me inquietou: por que não existem exemplares de seu livro nas outras livrarias da cidade? Pode ser que o fato de você ser praticamente um recém-chegado e portanto com um círculo não muito grande de amigos tenha prejudicado a venda de seus livros aqui. Pode ser... mas acho que ele precisa ser mais exposto, assim como acho que você precisa se tornar mais conhecido aqui, como escritor.Precisamos fazer alguma coisa a respeito.

          Eu não conheço o Amazonkindle, sou uma anta cibernética, mas estou me divertindo muito escrevendo para o Recanto das Letras. Quanto ao Digestivo Cultural dei uma passada por lá e gostei muito.Já tinha tentado acessá-lo, mas sei lá por qual razão, (sou uma anta, lembre-se) não tinha conseguido. Agora, depois de seu "bilhete" tentei outra vez e consegui. Li a crítica feita ao seu livro pelo Rafael Rodrigues e achei ótima.O rapaz é um resenhista muito bom. Se já não tivesse lido o livro, por certo iria correndo comprar. Eu não posso colocar o seu livro entre os dez melhores lançamentos recentes da literatura nacional simplesmente porque ( fiquei pasma comigo mesmo) faz tempo que não leio um livro de autor brasileiro. Indignada comigo vou tentar corrigir a minha falha. Nós temos escritores excelentes.

       Bem, você já está falando no segundo livro. Eis uma ótima notícia, sinal de que já está a caminho. Que seja breve a sua chegada.

       Espero qualquer dia desses encontrá-lo pelas ruas da cidade, sem tanta pressa. Vou gostar de conversar com você com mais tempo.

Até qualquer dia,

Maria Olímpia.