A ética dos homens e sua referência

A vida se sustenta no que transcende todo entendimento humano . Algo para além , onde o real é o que nos habita e faz vibrar cada parte de nós , se presentificando . Talvez chamemos simbólico , significante de significados nunca esgotados . Pela absoluta impossibilidade de representação . Algo nos escapa sempre !!!

Como compreender algo que ultrapassa as leis escritas e as normas de uma relação interpessoal , e faz com que desenvolvamos comportamentos de solidariedade e afetividade nas nossas relações inter - pessoais ???? Que se faz acontecer nas formas mais diversas de amor ?? De respeito ?? Posso pensar na barra psicanalítica , no simbólico , na funçào paterna efetiva . Pela via do simbólico estabelecem - se leis de uma ética nas relações dos seres do cosmo ?? Que referência primeira tem a humanidade para então desenvolver seus códigos éticos de relações na civilização ??

O que em última instância é referência para nossos atos , mandos e desmandos ? Porque alguns , ainda que parte idissociável da sociedade captalista ativa , apesar dessa sociedade produtiva , do capital , desse mundo globalizado . Onde a singularidade é posta de lado e o apêlo à padronização de comportamentos , de sentimentos e sensações é exarcebada .

Por quê ou o quê movimenta no homem sua característica ética e de retidão nas relações com o Universo , o macro e o micro cosmos ??

Penso que uma postura de paz , comprometida com o profícuo e ao mesmo tempo sendo progressiva e progressista mantenha e funde valores incondiconados com a condição miserável do homem , libertos de todo esse apêlo que agride , denigre , amputa , violenta o Universo , é algo trilhado e construído numa dimensão mais apurada e sutil , onde o alcance pela razão desprovida de qualquer emoção é impossível de ser pensada .

Nos meus pensamentos , que escrevo à medida que teclo as teclas desse computador , eu tenho me interessado pela bondade , pela solidariedade , pelas relações que se formam tendo o amor e o respeito ao Outro e ao Cosmos . Se por vezes penso ou direciono meu olhar às mazelas do homem e da vida , não quero abordar esse aspecto na minha escrita . Pelo menos nesse momento . Me interessa escrever , sem intensão de entender ou fazer entender o que abordo . Nem de esgotar o tema , mas de abrir um caminho a mais para discutir a ética nas relações interpessoais , nas relações de cada elemento desse Universo , onde todos sào indissociáveis e a harmonia é algo que ressoa ao longe e tào perto .

Sabemos que o homem é uma realidade indisponível e intangível . Inviolável !! Inviolável sim . Ainda que dilacerem seu corpo , seus sentimentos , sua dignidade , sua honra . Algo escapa e faz o homem um ser inviolável . Algo se mantém presentificando essa inviolabilidade . Algo que não se explica , não se entende com as leis , palavras , equações , com coisas criadas pelo homem para se explicar e se fazer entender .

Então há algo que transcende - nos e às nossas tentativas de entendimento e de fazer entender . E se nos ecapa é porque não precisamos entender , mas apreender . Seguindo nossa caminhada junto aos que nos interelacionamos , aos elementos todos do universo .

A isso eu preciso dar um Nome , escolher um Significante que não se esgote , mas que por ser Absoluto em sua Significação Camamos Deus , Criador .

Como os homens que vivem dentro das aspirações de justiça , solidariedade , paz .. pode se sustentar a longo prazo a até o eterno ?

Se existem imensuráveis homens no Universo se paltando nos valores citados , há algo que faz pensar que há um Deus impessoal . O Criador nos é para todos e Dele somos parte indissociável e por atrvés dele somos todos interligados .

As referências primeiras foram esculpidas i inscritas em nós pelo que nos transcende .

Ainda assim sei que esse ensaio deixa lacunas a serem preenchidas . Como saber o que é o bem e o mal ? Como estar certa de que é solidariedade e justiça o que homens que definimos do bem fazem ?? Como definir valores ? Por que viéz devo seguir minha construção filosófica , para que ele seja nula , descomprometida com códigos morais e moralizantes e seja uma postura de caráter ético e reflexivo ??

Nada há que me garanta . Por vezes acho que nós os Poetas e Escritores , nós os Apaixonados , os Cientistas , Estudiosos , filósofos ........... cremos em nossa capacidade de fazer o Outro se encantar com o que escrevemos e acreditar .

Porque nós somos crédulos e incrédulos , nós amamos o belo e o feio pelo conteúdo de sua forma . Nós fazemos florir no Outono e chover na Primavera . Nós enxergamos flores no deserto mais àrido . Amamos além de nós e além do espaço e do tempo . Somos capazes de sentir o cheiro de quem nunca se aproximou fisicamente de nós . De cantar letras nunca ouvidas . De abraçar sem tocar . De sermos envoltos pelos braços dos abraços que nos chegam numa carta . De tocarmos nossos rostos , nossas peles , nossos afetos e nos sentirmo afetados sem ter tocado com nossos olhos o olhar que agora nos lê .

Somos esses seres assim tão enigmáticos quanto transparentes , encantados e misteriosos . Inofensivos e agressivos . Amamos o que nos move .

Meu abraço carinhoso e terno ,

Soraia Maria Lopes Martins .

SoraiaMaria
Enviado por SoraiaMaria em 02/04/2005
Código do texto: T9318