Que veneno foi esse?

A mulher alta, magra, espreguiçou-se, esticou-se sentada à frente do computador, enquanto aguardava a execução de um comando. Tanto fez, que acabou caindo para trás. Nunca ouvira falar que cadeira giratória pudesse cair , pensava, enquanto tentava levantar-se. Do chão via a tábua de apoio ao teclado caída num canto, o teclado , rente aos pés, o mouse, dependurado, ainda balançando, a cadeira, tombada. Não se machucara, mas também não se esforçou muito para levantar-se; recostou-se um pouco e dormiu de cansada ali mesmo, de pés para cima, apoiados na cadeira ainda virada.

Chegou o marido, homem baixo e gordinho, muito apaixonado e zeloso de sua prenda:

_ Ritinha, Ritinha! Ó, meu Deus! Ritinha, fale comigo, o que é que aconteceu aqui?

A mulher, sonolenta, tranqüilizou o marido, concluindo que não fora nada grave.

_ Deite-se só um pouquinho aqui comigo, João; depois a gente levanta e arruma tudo.

O João fez uma ginástica para abaixar-se e repousar a cabeça no peito da mulher. Estava ele também muito cansado; ia ficar só um pouquinho; fizeram silêncio e dormiram os dois, ela, ainda de pés para cima, ele, com os dele, encolhidos, nádegas um pouco erguidas.

Chegou a irmã da mulher que os visitava naqueles dias e voltava das compras com a chave emprestada, para não ficar do lado de fora, caso eles não estivessem.

_ Sabe, Ritinha, que o comércio daqui é melhor... João... Ritinha... aí meu Deus, eles quebraram o pau aqui e depois tomaram veneno! Não é possível! Ritinha! João!

O João foi o primeiro a despertar e correu, envergonhado, para o banheiro; Ritinha, bem descansada, na dela, ergueu-se e pôs-se a consertar o estrago.

_ Sabe, Zenaide, que essas cadeiras são uma porcaria?

Zenaide pegou as compras e achou melhor ir para o seu quarto:

_ Vai entender esses dois!

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 14/12/2008
Reeditado em 29/11/2009
Código do texto: T1334727
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.