Onde você estava?

Onde você estava?

Onde você estava quando o muro caiu, quando as pessoas subiram no topo do muro com uma marreta e batiam com movimentos fortes até que os pedaços daquele imenso muro que separava uma cidade ao meio, separava amores e povos em dois mundos totalmente diferentes caiu?

Onde você estava quando o homem pisou pela primeira vez na lua, viajou por estrelas, até que a lua apareceu sob seus pés, pulou sem gravidade, vôo, saltou por sobre montanhas, e viu um planeta azul, pequeno e lindo. Onde seres humanos estavam vivendo, onde suas famílias estavam divertindo, onde todos seus amigos estavam comemorando?

Onde você estava quando as guerras começaram fazer deste planeta um lugar totalmente inóspito, de desconfianças vindas de todos os lados, onde nações por um simples estalar de dedos, poderiam destruir toda a raça humana, onde ditadores e governantes, com suas ganâncias seriam capazes de destruir famílias, mutilar pessoas, matar e disseminar raças? Onde você estava quando a rosa de Hiroshima enfeitou o céu, como uma nuvem de poeira atômica e radioativa, apagando uma cidade inteira?

Onde você estava quando fomos tri, tetra e pentacampeões mundiais de futebol, com todos os mestres assinando a história de uma camisa canarinho, em que todos temeriam o peso de uma nação verde-amarela, vendo Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates, Falcão, Éder, Toninho Cerezo, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Didi, Gerson, Rivelino, e vários outros mestres da bola?

Onde você estava quando seu amor se foi, quando outro chegou, quando seu filho nasceu, quando seu pai morreu, quando um anjo lhe apareceu e o túnel clareou? Onde você estava quando o milênio acabou, quando os Rolling Stones tocou, quando John Lennon se foi, e os Beatles acabou? Onde você estava quando a ditadura acabou, os exilados voltaram, a geração coca-cola estourou e a Legião Urbana nasceu, com seu poeta Renato Russo? Onde você estava quando o poeta desfaleceu (Cazuza), quando o Rio de Janeiro mudou e São Paulo cresceu?

Onde você estava quando seus pais casaram, provavelmente em lugar algum, nem mesmo num planejamento familiar, quando eles se apaixonaram, quando eles se beijaram, quando eles se amaram? Quando seu pai comprou o primeiro fusca de sua vida, a primeira televisão preto e branco e aposentou aquele rádio de madeira que ficava num cantinho da sala? Onde você estava quando seu pai trocou seu fusca por uma Brasília 78, zero quilômetro?

Onde você estava quando os caras pintadas apareceram como um clamor de um povo, Quando a capital do Brasil mudou de lugar, foi pro meio do planalto, onde ninguém morava, onde ninguém vivia, onde um homem, “um mito” com coragem e inteligência transformou a história de todo um povo, de toda uma nação? Onde você estava quando o impeatchment fez com que um presidente deixasse a mansão da Dinda e fosse pro exterior, bem longe da nação que ele assaltou? Onde você estava quando o ex-metalúrgico com nove dedos tomou o lugar do sociólogo formado em Borgonha, e com uma assessoria quase competente que fez com que seu partido de 25 anos, se afundasse numa lama?

Onde você estava quando a inflação consumia o salário mínimo por um dia, onde as máquinas de alterar preços funcionavam a todo vapor, onde existia Overnight, aplicações que rendiam porcentagens exorbitantes diariamente, e o dinheiro não rendia nada, os preços aumentavam exorbitantemente, e os zeros faziam com que valores insignificantes parecessem somas incalculáveis?

Onde você estava quando a tecnologia apareceu, o celular surgiu, o computador tornou-se um aparelho doméstico, onde a ânsia do saber fazia com que sua cabeça não paresse de pensar, as invenções da máquina de lavar, da televisão de plasma, do dvd, do palm-top, do carro a gás e a álcool, vários aparelhos tornaram a vida mais agradável e mais monótona?

Onde você estava quando o mar invadiu a terra, fazendo com que mortais fugissem de ondas poderosas, imensos tsunames, que alagaram vários países, mataram várias pessoas? Onde você estava quando a terra estremeceu por entre os pés de gente miserável, fazendo-os ainda mais miseráveis, matando várias pessoas? A terra tremia em vários lugares, México, Estados Unidos, mas foi no Paquistão que o horror transpareceu nas faces das pessoas.

Onde você estava num certo dia de 11 de setembro, em que duas torres Gêmeas despencaram sobre uma nação prepotente e poderosa, no meio da alma do capitalismo. fez metrô de Madri se enfumaçar com produtos químicos, quando Londres explodiu e quando Israelenses e Judeus brigavam esquecendo que são irmãos, e brigaram por um pedaço de terra, às margens do mediterrâneo? Povos irmãos de sangue, mas não de ideologias.

Isto tudo fez com que todo o mundo se visse vulnerável diante de um terrorismo doentio, em que a religião era a desculpa para vários massacres, inclusive entre irmãos.

Eu sempre estive aqui (é este o problema), e você onde estava?

Ricardo Muzafir

27/03/06

Ricardo Muzafir
Enviado por Ricardo Muzafir em 26/04/2006
Código do texto: T145943