O VALOR DOS FILHOS

Quando eu ainda era estudante e trabalhava para manter meus estudos, certa vez ouvi do meu patrão uma pequena história que nunca esqueci. Agora que já se passaram alguns anos, resolvi transcrevê-la para que também sirva de lição a outros, assim como serviu para mim.

Um dia ele me contou a seguinte história:

“Um jovem empregado, depois de trabalhar para o mesmo patrão durante mais de três anos, viu que sua vida não melhorava e que continuava na mesma situação, desde que começara a trabalhar. Resolvendo mudar tudo, procurou o patrão para pedir aumento. Com muita dificuldade e receio de falar com o patrão, ele disse:

- Patrão, já trabalho para o senhor há mais de três anos e, como minha vida não melhorou nada neste período, eu vim aqui para pedir um aumento de salário.

O patrão escutou o pedido e queixas do empregado e com muita paciência falou:

- Meu caro João, porque ao invés de ficar se lamentando e dizendo que sua vida não melhora, você não se casa?

- Casar-me como, pois se mesmo sendo solteiro quase não estou conseguindo me manter? O dinheiro que ganho, mal dá para as minhas despesas!

Ao que o patrão respondeu:

-Por isso mesmo. Se você casar-se sua vida irá melhorar muito.

João depois de ouvir os argumentos do patrão saiu e ficou muito tempo pensando e, então resolveu seguir o conselho deste.

Depois de sete anos de casado e cinco filhos para criar, João, vendo que continuava apertado, procurou novamente o patrão e disse-lhe:

- Senhor Milton, lembra-se quando eu lhe pedi aumento tempos atrás, porque eu estava apertado? E naquele dia, o senhor disse que se eu me casasse minha vida iria melhorar?

- Sim, lembro-me. Respondeu o patrão.

- Pois é, minha situação continua a mesma. Já casei, tenho cinco filhos e continuo apertado do mesmo jeito. Minha vida não melhorou em nada, eu continuo pobre do mesmo jeito.

Depois de ouvir pacientemente o empregado, o patrão perguntou:

- Quantos anos têm seu filho mais velho?

-Seis anos, respondeu o operário.

Depois de ouvir a idade do menino, o patrão disse:

- Quanto você quer por ele? E complementou: É só dizer o valor, que eu pago e você poderá levá-lo e entregá-lo em minha casa.

Quando ouviu a proposta do patrão, o pobre homem, num ato de total indignação e revolta respondeu:

- Senhor, eu sou pobre, mas tenho dignidade e não há dinheiro no mundo que pague por meu filho. E arrematou com ênfase: Dinheiro nenhum, compra meu filho.

O patrão sorriu da resposta e atitude do empregado e respondeu:

- E como você vem dizer-me que é pobre, que nada tem e diz que não entrega seu filho por dinheiro nenhum? E complementou: Você na realidade é milionário, é um homem muito rico, mas, que ainda não descobriu o tesouro que possui.

O funcionário após ouvir o patrão calou-se, e, enquanto retornava ao trabalho ia meditando sobre o que acabara de ouvir.”

Às vezes precisamos levar um choque para acordar e entender que, nem sempre o que mais vale é o que desejamos. Quase sempre esquecemos que os filhos são como diamantes brutos, colocados em nossas mãos para que possamos através da lapidação, transformá-los em jóias raras.

25/04/2011- VEM

OBS:.Este conto é baseado em fatos reais .

Vanderleis Maia
Enviado por Vanderleis Maia em 26/04/2011
Código do texto: T2931226