A aposta de Ubaldo

Diz a história convencional que o maior erro de Ubaldo foi ter apostado em dois pares, mesmo que altos, enquanto a mesa mostrava uma clara possibilidade de straight flush por alguém. Mas a história alternativa não o culpa. O homem em alto grau de fragilidade é capaz de cometer atos absurdos. Ofélia fora a culpada, o fragilizou, dizendo-lhe coisas jamais ditas por ninguém. Nem ele mesmo havia se dito tais coisas.

A mesa constava de seis jogadores. Ubaldo gostava de whisky com água e não fumava charutos cubanos. Às vezes, cigarros. Dos piores. Ele assinou o papel na meia luz, depois de escrever uma frase torta. Já entravam no prédio antigo, porém elegante, em algum bairro nobre da cidade.

Ofélia usava camisola de seda, quase transparente. Os homens respeitaram. Ficaram na porta. Ubaldo a trouxe quase arrastando. Dizia que ela teria uma vida melhor. A vida que sempre sonhara.

Ofélia foi com os homens. Ubaldo bebeu um copo de whisky. Sem água. Nem gelo. Ofélia estava na fazenda de Teotônio. O coronel explicava o acordo da aposta. Ofélia sorriu. Em algum momento de sua vida sentiu inveja da vida da falecida mulher de Teotônio.

Ubaldo acendeu um cigarro. Dos piores. Serviu-se de mais bebida. Tirou o telefone do gancho e colocou no ouvido. Tudo normal. Pôs o telefone de volta ao gancho. Ofélia dormia ao lado de Teotônio. Ubaldo chegou até a porta do quarto e o olhou minuciosamente, mesmo com a vista turva.

Ofélia passou rápido para o banheiro. Ela usava a camisola de seda, aquela mesma que ele a viu tirar antes de ir embora. Os braços de Ofélia deitaram-se sobre o corpo de Teotônio. Ubaldo correu até o banheiro. Ofélia não estava. Virara um fantasma. Ubaldo correu até o cofre.

Já estava Ubaldo com sua Magnum de silenciador em riste. Ofélia dormia, seu braço deitava-se sobre um travesseiro. Teotônio preparava um drink. Entrou no quarto balançando os copos e fazendo barulho com o gelo. Ofélia tinha sono leve. Mexeu-se bastante. Abriu os olhos.

A vida de Ofélia resumiu-se a um suspiro e uma tentativa abafada de grito. Quando Ubaldo chegou à sala a mesa já estava montada. Os outros quatro convidados chegaram uns dez minutos depois. As cartas foram distribuídas.

Ubaldo tinha um valete de ouro e uma dama de ouro. Tinha também uma filha drogada e problemática. Era straight flush certo.

Malluco Beleza
Enviado por Malluco Beleza em 16/12/2011
Código do texto: T3392178
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.